Rio de Janeiro (RJ) – Gênio das quadras, irreverente e temperamental, John McEnroe promete mostrar no Rio Champions todo estilo que o eternizou no tênis mundial: um jogo de muita arte, diversão e as célebres discussões com os juízes. O norte-americano dono de 17 títulos de Grand Slam, ex-líder do ranking é uma as oito estrelas do torneio que começa nesta quinta-feira na HSBC Arena. McEnroe estréia às 20 horas, diante do sueco Mikael Pernfors. A rodada abre às 17 horas com Jaime Oncins diante de Jimmy Arias (EUA), seguido de Jim Courier – bicampeão de Roland Garros – diante de Pat Cash, campeão de Wimbledon.
>>> Clique aqui para acessar o site oficial do Rio Champions 2009!
“Gosto deste circuito, pois os jogos são competitivos. É lógico que não jogamos com a mesma intensidade de outros tempos, de uma final de Wimbledon ou de qualquer outro Grand Slam”, afirmou McEnroe. “Mas em tempos tão difíceis no mundo, com toda esta crise, acho que posso me sentir feliz ao ver as pessoas se divertindo, podendo ver ainda um jogo com muita arte, habilidade e deixar o arena com um sorriso no rosto.”
Além de McEnroe, os outros jogadores do Rio Champions participaram de uma entrevista coletiva nesta quarta-feira na HSBC Arena e já treinaram na quadra montada para a competição. O norte-americano Jim Courier destacou o espírito do circuito, que pela primeira vez é disputado na América do Sul.
“Cada jogo vale dinheiro, vale pontos para o ranking. Mas há o seu lado de entretenimento também. Entre os pontos, às vezes há tempo para descontrair, conversar com o público, mas logo a seguir já estamos pronto para jogar, pois somos sempre muito competitivos.”
Para o brasileiro Fernando Meligeni está é uma oportunidade de se ver de perto um dos maiores jogadores da história do tênis, como McEnroe. Para o brasileiro, o veterano jogador ainda esbanja habilidade, talento e eficiência.
“Numa quadra rápida como esta do Rio Champions, não tenho dúvidas de que o McEnroe pode vencer um jogador colocado entre os 150 ou 200 do mundo”, disse Meligeni. “Ele (McEnroe) é um gênio e gostaria de enfrentá-lo neste torneio, pois nunca tive a chance de jogar com ele.”
Para Meligeni jogar com McEnroe só poderia ser nas finais de domingo, pois os jogadores estão em grupos separados. Meligeni está na chave batizada de Corcovado e sua estréia será diante do australiano Mark Philippoussis. Este jogo que estava marcado para esta quinta-feira, às 21h30 foi adiado para sexta-feira, às 16h30. A mudança atente ao pedido de Philippoussis, que em razão da demora na emissão de seu visto de entrada, só chega nesta quinta-feira ao Brasil e pediu para jogar no dia seguinte. Jaime Oncins faz o jogo de abertura do Rio Champions diante de Arias e revelou estar bem preparado.
“Sempre somos muito competitivos. Se entro na quadra é para vencer. Sei que todos estão bem preparados e confesso que também treinei bastante nestes últimos dias”.
Ingressos – A procura de ingressos está bem mais intensa nesses últimos dias. Mas ainda podem ser comprados antecipadamente pelo site www.ingressorápido.com.br ou pelo telefone 4003-1212 (para todo o Brasil). O interesse pelo Rio Champions também cresceu com a cidade do Rio de Janeiro aderindo às cores da competição. Cartazes espalhados pelas principais avenidas revelam a receptividade aos grandes campeões que estão chegando e o envolvimento com o evento.
O Rio Champions 2009 é uma realização da R3A Sports e da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o apoio da Amil, Editora Sextante, C4 – “O carro oficial do Rio Champions” -, e HSBC Arena, além da parceria da Sagem-Orga, Intercontinental Rio – o hotel oficial da competição, Jornal Gazeta Mercantil, Jornal O Estado de S. Paulo, TV Bandeirantes, BandNews, BandSports, Rádio BandNews FM, Revista Tennis View e Central Brasileira de Catálogos. O evento integra o circuito Outback Champions Series, que é patrocinado pelo Outback Steakhouse, ASG – Software Solutions e Coca-Cola. O Rio Champions apoia a candidatura da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.