Porto Alegre (RS) – Uma das surpresas desta quinta-feira (03/09), segundo dia de disputa da quarta etapa da Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009 em Porto Alegre, foi a eliminação de Juan Reys, sexto cabeça-de-chave e 12 do País nos 14 anos. Ele perdeu para o também gaúcho Rafael Matos, 28 do ranking nacional, por 7/6 (4) e 6/3. Rafael acredita que o fato de estar treinando forte nas últimas semanas foi fundamental para o desempenho. “Estava acreditando”, disse ele, que usa uma raquete de tênis como pingente em uma corrente de ouro. Presente da irmã Andréia, 17 anos, em janeiro passado, quando completou o 13 aniversário. A Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009 é um circuito de tênis infanto-juvenil que conta pontos para o ranking nacional.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre a competição…
Para o baiano Silas Cerqueira, não teve surpresa. O vice-líder do ranking brasileiro e segundo pré-classificado em Porto Alegre superou o gaúcho Guilherme Cunha por duplo 6/0. Silas estava mais à vontade no saibro do que na véspera. “Costumo treinar em quadra rápida em Feira de Santana, então faz diferença. Hoje, o saque e os golpes já estavam melhores”, comentou Silas, campeão da etapa da Credicard em Curitiba (PR).
A paulista Júlia Gomide, número 1 do Brasil nos 12 anos, começou em ritmo de treino sua trajetória no campeonato. A vice-campeã no torneio de abertura, em Santos (SP), e campeã em Curitiba e Campinas (SP) ganhou da gaúcha Natália Chundo, 37 da lista, por duplo 6/0. “Tanto a minha esquerda quanto a direita funcionaram bem”, avaliou a estudante da sexta série do Ensino Fundamental ao deixar a quadra coberta da Associação Leopoldina Juvenil – sim, porque com a chuva da madrugada não foi possível utilizar o complexo ao ar livre antes da metade do dia. Outra que teve um jogo tranquilo foi a Júlia Iarocrinski (SP), ainda mais comparando com a estreia, na quarta-feira, quando precisou de duas horas e 45 minutos para confirmar a vitória. Em seu segundo jogo, Júlia passou pela gaúcha Gabriela Costa por 6/3 e 6/2.
No masculino, o favorito nos 12 anos, o catarinense Renato Junior, elogiou o desempenho do gaúcho Gabriel Nery – ”ele joga direitinho” –, mas venceu por duplo 6/1. “O saque funcionou bem, e a minha expectativa é continuar evoluindo no campeonato”, avaliou o ganhador da etapa de Curitiba da Credicard.
Nos 14 anos, o catarinense Matheus Chain, quinto pré-classificado na disputa, passou pelo gaúcho Bernardo Pegas por duplo 6/1. Chain admite que entrou “meio travado”, contudo se recompôs a tempo. “Depois, soltei o braço e consegui colocar alguns winners”, contou o morador de Florianópolis, bem falante e satisfeito com o resultado.
Os tenistas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino, representantes de 10 federações nacionais – SC, PR, RS, SP, RJ, MG, DF, BA, PA e MS – buscam pontos para o ranking do circuito, que premia o campeão da temporada, em cada categoria, com uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500. Nesta sexta-feira, os jogos terão início 9h. Estão previstas 48 partidas de simples e mais as duplas à tarde. A etapa gaúcha da Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009 vai até o próximo domingo.
Prêmio – A edição de 2009 da Credicard MasterCard Junior’s Cup teve início na cidade de Santos (SP), passando por Curitiba (PR) e Campinas (SP). Após os jogos em Porto Alegre, a disputa segue para Uberlândia (MG). Os oito atletas que conquistarem o maior número de pontos nestas quatro etapas, em cada categoria, garantem vaga no Master, programado para o início de novembro, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo. Após o Master, o ranking do circuito é consolidado, premiando os líderes com a viagem e a ajuda de custo.
A 10ª edição da Credicard MasterCard Junior’s Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard e da MasterCard e o apoio de Seguros Unimed, academia Sanchez-Casal, Confederação Brasileira de Tênis e Revista Tennis View. Também apoiam a terceira etapa a Associação Leopoldina Juvenil, o Hotel Blue Tree Tower e a Federação Gaúcha de Tênis.