De 24 de julho a 07 de agosto de 2010 tenistas profissionais da ATP e da WTA jogarão nas quadras do Campos do Jordão Tênis Clube, na serra paulista, em busca de pontos nos rankings mundiais e do prêmio total de US$ 100 mil. Desde 2001, durante o inverno brasileiro, o circuito de tênis mundial faz uma parada em Campos do Jordão. São duas semanas de muito tênis, durante as quais o público confere o desempenho de futuros líderes do ranking mundial e de tenistas já consagrados, além de conferir de perto o que o Brasil tem de melhor.
O torneio recebe atletas de diversos países do mundo, mas para os tenistas brasileiros é ainda mais especial, pois trata-se de uma excelente oportunidade para darem o primeiro salto rumo à disputa de eventos de primeira linha, sem precisar ir ao exterior. Já o público que acompanha os jogos, com entrada franca, tem sempre a certeza de que assistirá a partidas com elevado nível técnico.
Mundialmente, este challenger recebeu alguns talentos que sobressaíram após participar da competição: o croata Mario Ancic, que disputou o torneio em 2002, aos 18 anos de idade, e quando era 154o do mundo chegou às quartas-de-final; o cipriota Marcos Baghdatis vice-campeão do Australian Open 2006, dois anos depois de ter passado por Campos do Jordão; o russo Dmitiry Tursunov, que chegou às oitavas de Wimbledon em duas temporadas, também já foi destaque em Campos. No ano passado o campeão foi o argentino Horacio Zeballos, atual 54º da ATP e e que está beirando o top 50, entre outros.
Vale lembrar que este challenger contempla todas as categorias do tênis: desde o juvenil, com tenistas que recebem convites para a competição profissional, até o Seniors, incluindo também a participação de tenistas amadores.