Campos do Jordão (SP) – Até hoje foram disputadas 10 edições da MasterCard Tennis Cup, em Campos do Jordão. Dos 10 troféus da chave masculina, disputados nas quadras do Tênis Clube da cidade, seis foram distribuidos entre Ricardo Mello (2), Brian Dabul (2), Horacio Zeballos (1) e Izak Van der Merwe (1), que confirmaram o retorno à serra paulista na temporada de 2011 para jogar por mais um título do ATP Challenger Series. A MasterCard Tennis Cup tem início em 24 de julho com o qualifying feminino, os homens entram em quadra no dia 30, paralelamente à semifinal das mulheres, e a competição termina em 6 de agosto.
Bicampeão do torneio e vice no ano passado, Mello será o cabeça-de-chave 1 e liderará uma lista de sete brasileiros com vaga garantida na chave principal da competição: Ricardo Hocevar, Julio Silva, Fernando Romboli, Rogerio Dutra Silva, Daniel Dutra Silva, Rafael Camilo, Caio Zampieri, além do brasileiro que joga pela Suécia, Christian Lindell. “Sempre tive uma identidade com Campos do Jordão. Foi lá que conquistei meu primeiro challenger, em 2001, e depois a MasterCard Tennis Cup, em 2002 e 2006. Ambos os títulos foram muito marcantes e é um torneio que gosto muito de jogar”, lembrou Mello.
Campeão da última edição, tendo derrotado Mello na final, o sul-africano Van der Merwe volta para defender o título. Vencedor do torneio em 2009 e ex-top 50, o argentino Horacio Zeballos se junta a outro ex-campeão, Brian Dabul (2007 e 2008) e ao atual vice-campeão de duplas de Roland Garros, Eduardo Schwank e que conquistou o troféu da categoria em 2007, em Campos, para subir a serra e tentar manter a hegemonia argentina no torneio.
Os colombianos, com Carlos Salamanca, Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, também querem aproveitar a altitude a que tanto estão acostumados a jogar para se consagrarem no Challenger. Dois chilenos, Paul Capdeville e Guillermo Rivera completam a participação sul-americana em Campos do Jordão e o português Gastão Elias, o britânico Daniel Evans e o italiano Alessandro Giannessi representam a Europa na Suíça brasileira.
Chave Feminina – A chave feminina da MasterCard Tennis Cup 2011 traz as cinco brasileiras com melhor colocação no ranking da WTA: Ana Clara Duarte (226ª do mundo), Roxane Vaisemberg (256ª), Vivian Segnini (321ª), Teliana Pereira (346ª) e Nathalia Rossi (380ª). A lista conta ainda com a presença da boliviana Maria Fernanda Alvarez Teran, que em 2009 sagrou-se campeã e no ano passado ficou a um passo do título, além de representantes da Argentina, Paraguai, Chile, Venezuela, Omã e Venezuela. No total, a competição distribui prêmios e pontos para o ranking mundial de US$ 100 mil.
A MasterCard Tennis Cup – Lançada em 2001, a MasterCard Tennis Cup já virou tradição no calendário esportivo e turístico do Brasil, destacando-se por receber em cada edição grandes nomes do tênis brasileiro e promessas do circuito mundial. Seu histórico é marcado pela participação de destaque como Ricardo Mello, atual número 2 do Brasil, detentor de dois títulos deste challenger (2002 e 2006), Thomaz Bellucci, André Sá, dos argentinos Juan Martin del Potro, Eduardo Schwank, Juan Chela, o cipriota Marcos Baghdatis, o croata Mario Ancic e o russo Dmitry Tursunov, entre muitos outros que se tornaram tops da ATP. Entre as mulheres, as brasileiras mais bem classificadas no ranking mundial marcam presença todos os anos, no evento que já foi disputado por nomes como Andréa Vieira, Vanessa Menga e Joana Cortez. Além da disputa entre os tenistas profissionais, a MasterCard Tennis Cup também possibilita que o público mate saudades de grandes ídolos que ajudaram a escrever a história do tênis. Este retorno ao passado acontece durante o Torneio Seniors Contax, disputado entre duplas formadas por ex-tenistas profissionais, entre os quais campeões brasileiros ou representantes do País na disputa da Copa Davis, Olimpíadas ou Jogos Pan-Americanos. A competição de Masters acontece entre os dias 4 e 6 de agosto, também com entrada franca.
A MasterCard Tennis Cup 2011 é patricinada pela MasterCard, com o co-patrocínio de Cielo, Redecard, Amil, Stella Artois, Samsung, Contax, Citroen – o carro oficial do evento, MDS Consultores de Seguros e Risco, HP Impressoras e Multifuncionais, Braskem, Fila – a marca esportiva oficial, Rio Quente Resorts, Safran Morpho, Resource, Comgás e Wittel, e o apoio de Tênis Clube de Campos do Jordão, Federação Paulista de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, ITF, ATP, WTA, TV Bandeirantes, BandSports, CorporaTV, Isto É Dinheiro e Isto É Gente. A realização é do NEO, em parceria com a Try Sports, via Lei do Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte/ Governo Federal do Brasil – “País rico é país sem pobreza”.
MasterCard Tennis Cup 2011
Torneio Internacional de Tênis Profissional – Masc e Fem
Período: De 24 de julho a 06 de agosto
Local: Tênis Clube de Campos do Jordão
(Av. Dr. Paulo Ribas, 76 – Capivari – Campos do Jordão/ SP)
Entrada Gratuita
PROGRAMAÇÃO
De 24 jul a 31 jul – Torneio Profissional Feminino (WTA)
De 30 jul a 06 ago – Torneio Profissional Masculino (ATP)
De 04 a 06 ago – Torneio Seniors Contax
CHAVE PRINCIPAL MASCULINA
Ricardo Mello (BRA) – 86o
Paul Capdeville (CHI) – 108o
Horacio Zeballos (ARG) – 116o
Izak Van der Merwe (AFS) – 123o
Rogério Dutra da Silva (BRA) – 319o
Robert Farah (COL) – 165o
Julio Silva (BRA) – 169o
Carlos Salamanca (COL) – 175o
Eduardo Schwank (ARG) – 191o
Juan Sebastian Cabal (COL) – 194o
Brian Dabul (ARG) – 209o
Fernando Romboli (BRA) – 242o
Facundo Arguello (ARG) – 260o
Ricardo Hocevar (BRA) – 261o
Alessandro Giannessi (ITA) – 266o
Gastão Elias (POR) – 278o
Christian Lindell (SUE) – 288o
Rafael Camilo (BRA) – 302o
Daniel Dutra da Silva (BRA) – 319o
Daniel Evans (ING) – 321o
Caio Zampieri (BRA) – 323o
Guillermo Rivera-Aranguiz (CHI) – 326o