Rio de Janeiro (RJ) – A paulista Gabriela Rangel comemorou uma vitória em dose dupla nesta quinta-feira. Além de vencer uma partida difícil em sua estréia no Master do circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, no Rio de Janeiro, a tenista ainda sacramentou a conquista do posto de número 1 da categoria 16 anos no circuito em 2005.
Campeã de três etapas do Unimed neste ano, Gabriela já liderava o ranking da categoria antes do Master, e a única tenista que poderia ameaçar a conquista do circuito seria a paulista Nathalia Rossi, segunda do ranking, que não disputa o torneio. Nesta quinta, Gabriela mostrou superação em quadra para virar o jogo contra a catarinense Natalia Cheng por 5/7, 6/2 e 6/3. A paulista não conseguiu encaixar seu jogo no primeiro set, mas na segunda parcial corrigiu seus erros e impôs seu jogo para conquistar a vitória e comemorar o título por antecipação.
– Não consegui jogar no primeiro set, não sei o que aconteceu. No segundo eu fiz meu jogo e consegui me recuperar, aí as coisas começaram a dar certo. Acho que nesse ponto da temporada a gente começa a sentir um cansaço maior – disse Gabriela. – Estou muito feliz por conquistar mais esse título, foi uma excelente temporada. Mas claro que vou brigar também pelo título do Master.
As principais candidatas ao título dos 12 e 14 anos no Master também continuam na briga pelo título do torneio e pelo posto de número 1 da temporada. Nos 12 anos, a gaúcha Martina Yurgel e a carioca Karen Ching estrearam com vitória. Nos 14, a paulista Flávia Borges também avançou à semifinal da competição.
Campeã de quatro das oito etapas disputadas no ano, Flávia Borges confirmou o favoritismo e venceu a joseense Maria Cláudia Sant’Anna por duplo 6/3. A tenista enfrenta na próxima rodada, em busca de uma vaga na final, a paranaense Giovanna Portioli, que derrotou a gaúcha Juliana Pires por 6/2 e 6/4.
Cabeça-de-chave 1 do torneio e vencedora de duas etapas do circuito Unimed na categoria 12 anos, Martina Yurgel, derrotou com facilidade a paulista Laura Andrade por 6/0 e 6/1. Sua rival na briga pelo título do circuito, ocupando a segunda colocação no ranking, a carioca Karen Ching também segue na briga. Dona de dois títulos em etapas da competição neste ano, Karen venceu a paulista Stefania Haddad por 6/3 e 6/1.
– Estou super empolgada para a briga pelo título do Master e do circuito. Este ano ganhei os títulos das etapas master de dois grandes circuitos juvenis, e seria perfeito encerrar o ano com mais uma vitória, desta vez em casa – disse Karen.
O circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro teve início em Joinville e passou por Itajaí, Vitória, Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cuiabá e Florianópolis antes de chegar ao Rio de Janeiro. A etapa Máster da competição dá ao vencedor de cada categoria um prêmio de R$ 1500 reais.
O circuito Unimed é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e o apoio de Head/ Penn – Brasil, Revista Tennis View, CBT, Federação de Tênis do Rio de Janeiro e Clube dos Caiçaras.