O atleta Marcus Vinícius Jaszczerski (Ágape), categoria 14 anos, recebeu da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário, o Troféu Superação, devido a sua participação na disputa, que revelou determinação e o amor ao esporte. Portador de deficiência física nos membros superiores, ele se torna exemplo para outras crianças que vivem na mesma condição, de que mesmo com algumas limitações é possível praticar esportes. O troféu foi entregue pelo gerente do Poder Público do Banco Itaú, Elson Pereira Magalhães, nesta sexta-feira, no Clube do Tênis, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), durante a disputa da última etapa da Copa Itaú no Paraná, a da categoria 18 anos.
Marcus Vinícius competiu pela primeira vez na semana passada, na categoria 14 anos, emocionando a plateia que esteve presente por sua superação, fato que estimulou a direção da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário a promover este ato de reconhecimento. O atleta recebeu o troféu emocionado. “Gostei muito de ser exemplo nesse campeonato e de receber essa homenagem por minha superação. Agora me sinto ainda mais motivado para jogar o tênis. Quero treinar mais vezes durante a semana para que eu tenha condições de ganhar o troféu como campeão”, revela. Servir de exemplo para outras crianças que vivem na mesma condição é a expectativa do atleta. “Quero que as pessoas que se encontram na mesma situaçã saibam, que o mais importante é ter saúde, depois todo o resto é possível”, observa.
A mãe, Deise Ferronato é uma das maiores incentivadoras de Marcus Vinícius. “Esse troféu representa o reconhecimento da capacidade, determinação e coragem do meu filho”. Ela ainda elogia a iniciativa da disputa que permite a participação tanto de atletas experientes como iniciantes, com inscrições gratuitas e associando o tênis à educação. “O que permitiu que o Marcus participasse do torneio é que ele mesmo pôde fazer a inscrição, sem a obrigação de pertencer a algum clube ou academia”, fala Deise. Ela conta que as crianças que estão na mesma condição que o seu filho – Marcus nasceu com esta deficiência – normalmente ficam em casa, não buscam a prática do esporte. “Quero que o meu filho sirva exemplo para essas pessoas, que hoje não se vê nas ruas, mas sabemos que existem. Convido essas crianças para saírem de casa e praticarem um esporte”
A Competição – Lançada em 2009, a Copa Itaú de Tênis Escolar e Univeristário trouxe ao Brasil um novo modelo de auxílio no desenvolvimento de tenistas. Agora, os atletas que já levam o nome de seus clubes e academias a diferentes regiões do Brasil por meio de competições promovidas pelas federações e confederação, também terão a oportunidade de representar suas instituições de ensino dentro de quadra. Muito comum em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia-a-dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo o de ressaltar a importância de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. No ano passado, a competição premiou 24 campeões com uma viagem aos Estados Unidos, e neste ano, de acordo com o plano de expansão do torneio que incluiu no calendário a etapa do Rio de Janeiro, o número de beneficiados sobe para 32.
Palestra Sobre Prevenção de Lesões – Em todas as etapas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010, tenistas, pais, técnicos, profissionais da área de saúde e demais interessados terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo Dr. Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, além de ter sido eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010.
Clínica de Tênis – Cada seletiva da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 tem clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área.
Final no Paraná – Enquanto a categoria 14 anos está sendo disputada em São Paulo, os paranaenses estão na última etapa da seletiva, competindo pelo título da categoria 18 anos. As inscrições para as seletivas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro estão abertas e disponíveis no www.trysports.com.br.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
A programação dos jogos e as chaves estão disponíveis no www.trysports.com.br