Dois dos três tenistas brasileiros mais bem colocados no ranking mundial, Ricardo Mello e Marcos Daniel, disputarão a 10ª edição da MasterCard Tennis Cup, que vai de 24 de julho a 07 de agosto, distribuindo, no total, U$ 100 mil em prêmios, pontos no ranking mundial, no Campos do Jordão Tênis Clube, com entrada gratuita. As mulheres entram em quadra a partir do dia 24 e os homens começam a jogar no dia 31.
Cinco anos após a sua última participação em Campos do Jordão, quando alcançou a semifinal, o seu melhor resultado e perdeu para o argentino Juan Martin del Potro, Marcos Daniel estará de volta. O gaúcho chegará com novo status à serra paulista. Nos últimos cinco anos ele se tornou integrante da equipe brasileira da Copa Davis, se estabeleceu no circuito mundial, tendo disputado quartas e semifinais de ATP e viu seu ranking chegar à 56ª posição, no ano passado, após ser semifinalista do ATP de Gstaad.
Atual 102º colocado no ranking mundial, Daniel quer aproveitar a MasterCard Tennis Cup para voltar a ficar, com tranquilidade, entre os top 100. “O meu objetivo é sempre ficar entre os top 100. Defendo ainda alguns pontos até o final do ano e sei que se fizer algumas campanhas boas devo alcançar este objetivo, então isso me motiva muito para jogar bem em Campos. Faz tempo que não jogo o torneio, que ganhou tradição no Brasil e já está na 10ª edição. É muito bom poder jogar no meu País, com o apoio do público e da família, já que a gente passa a maior parte do ano fora,” disse o número três do Brasil, que nesta semana joga o forte Challenger da Colômbia, em que foi campeão no ano passado.
Número dois do Brasil e bicampeão da MasterCard Tennis Cup (2002 e 2006), Ricardo Mello, 93º do ranking, também confirmou presença e joga na 10ª temporada do evento. Além deles, João Souza, Ricardo Hocevar, Caio Zampieri e Júlio Silva também estão garantidos na chave principal. Tenistas de outros 11 países competirão na 10ª edição do torneio, com destaque para o francês Josselin Ouanna, da turma de Monfils, Tsonga e Gasquet e que está tentando alcançar os companheiros da época de juvenil; para os sempre perigosos argentinos Guido Pella e Facundo Bagnis; para o companheiro de Murray na equipe da Davis britânica, Jamie Baker; para o campeão de 2004, Giovanni Lapentti, do Equador, entre outros.
Desde 2001, durante o inverno brasileiro, o circuito de tênis mundial faz uma parada em Campos do Jordão. São duas semanas de muito tênis, durante as quais o público confere o desempenho de futuros líderes do ranking mundial e de tenistas já consagrados, além de ver de perto o que o Brasil tem de melhor. A primeira semana é reservada às mulheres, com presença garantida das tops do País, incluindo a participação da bicampeã Nanda Alves, e a segunda aos homens. A programação do evento, com jogos diários, ainda inclui o torneio Seniors Contax, com os tenistas que fizeram a história do esporte nacional.
A MasterCard Tennis Cup 2010 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da MasterCard e o co-patrocínio de Contax, Redecard, Stella Artois, Amil, Petrobras, Citroën – o carro oficial do evento -, HP – Impressoras e Multifuncionais -, Samsung, Safran Morpho, Quorum, Fila – a marca esportiva oficial -, Mariz e Mary Cohr. A competição também recebe o apoio de BandSports, Rede Bom Dia, Diário de S. Paulo, Revista Tennis View, Try Floor – o piso esportivo oficial -, Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo, ATP Challenger Tour e ITF Pro Circuits. O site da competição é o www.trysports.com.br.
MasterCard Tennis Cup 2010
Torneio Internacional de Tênis Profissional Masculino e Feminino
Premiação Total de US$ 100 mil – Pontos nos Rankings da ATP e WTA
Entrada Gratuita – Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo (Av. Dr Paulo Ribas 76 – Capivari – Campos do Jordão/ SP)
de 24 de julho a 01 de agosto – torneio feminino (WTA)
de 31 de julho a 07 de agosto – torneio masculino (ATP)
Lista Jogadores ATP
Chave Principal
Ricardo Mello (BRA)
Marcos Daniel (BRA)
David Guez (FRA)
João Souza (BRA)
Josselin Ouanna (FRA)
Júlio Silva (BRA)
Caio Zampieri (BRA)
Ricardo Hocevar (BRA)
Giovanni Lapentti (EQU)
Jamie Baker (ING)
Ito Tatsuma (JAP)
Izak Van der Merwe (AFS)
Matwe Middelkoop (HOL)
Ricardo Ghedin (ITA)
Facundo Bagnis (ARG)
Marcel Felder (URU)
Antoine Charlez Brezac (FRA)
Andrej Martin (ESL)
Brendan Evans (EUA)
Guido Pella (ARG)
Raven Klaasen (AFS)
Juan Pablo Amado (ARG)
Todas as finais
2009
Horacio Zeballos (ARG) d. Thiago Alves (BRA) 6/7(4) 6/4 6/3
Maria Fernanda Alvarez (BOL) d. Maria Fernanda Alves (BRA) 6/3 6/3
2008
Brian Dabul (ARG) d. Izak Van der Merwe (RSA) – 7/5 6/7(6) 6/3
Jorgelina Cravero (ARG) d. Florencia Molinero (ARG) 6/3 6/2
2007
Brian Dabul (ARG) d. Michael Quintero (COL) 7/5 7/5
Teliana Pereira (BRA) d. Maria Fernanda Alves (BRA) 6/4 6/2
2006
Ricardo Mello (BRA) d. Ivo Klec (SVK) 6/3 6/4
Maria José Argeri (ARG) d. Bettina Jozami (ARG) 4/6 6/2 6/3
2005
André Sá (BRA) d. Juan Martin Del Potro (ARG) 6/4 6/4
Maria Fernanda Alves (BRA) d. Maria José Argeri (ARG) 6/3 7/5
2004
Takao Suzuki (JAP) d. Giovanni Lapentti (ECU) 6-4 6-3
Maria Fernanda Alves (BRA) d. Katalin Marosi (HUN) 6/4 7/6 (2)
2003
Giovanni Lapentti (EQU) d. Gouichi Motomura (JAP) 6/4 6/0
Frederica Piedade (POR) d. Maria Fernanda Alves (BRA) 6/3 2/6 6/4
2002
Ricardo Mello (BRA) d. Maximilian Abel (ALE) 7/6(2) 6/3
Jolanda Mens (HOL) d. Maria Fernanda Alves (BRA) 6/2 4/6 6/2
2001
Seda Noorlander (HOL) d. Vanessa Menga (BRA) 6/2 6/1
Ramon Delgado (PAR) d. Daniel Melo (BRA) 7/6(3) 6/2