Angra dos Reis (RJ) – O tenista Danilo Marcelino conquistou neste final-de-semana, no Club Med Rio das Pedras, o título de campeão geral da temporada 2006 do Citibank Masters Tour, o único circuito seniors do país. Ele, que em 1991 alcançou a 91a. posição no ranking da ATP e ao longo da carreira, além de ter conquistado diversos torneios Challengers, venceu tenistas como Brad Gilbert e enfrentou Pete Sampras, na grama de Wimbledon, com vitória do heptacampeão da competição, encerrou o ano com 52,5 pontos no ranking do Citibank Masters Tour.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o torneio…
Apesar de não ter conquistado o título da Grande Final, vencida pelo campeão de Roland Garros 1990, Andrés Gomez e por Mauro Menezes, que foi parceiro de Marcelino, em 1990, quando perderam a decisão do Masters Series de Roma para Sampras e Jim Courier, Danilo acumulou pontos suficientes para erguer o Troféu Luis Roberto Jábali, ao longo da temporada.
Foram três os títulos de Marcelino, com três parceiros diferentes. Ele foi campeão em Curitiba, com José Amin Daher; depois, ao lado de Andres Gomez, venceu em Porto Alegre e também conquistou o troféu em Brasília, com Givaldo Barbosa. Além disso, o tenista de 40 anos foi vice-campeão em São José dos Campos e São Paulo.
“Eu queria muito ganhar esse título, porque joguei bem durante o ano todo. Ganhei três etapas, fui vice em outras duas e depois de ter passado por uma cirurgia no joelho. No meio da temporada, não esperava que fosse terminar o ano tão bem, até porque todo mundo está jogando num nível alto e as partidas têm sido cada vez mais disputadas,” disse o campeão, depois de receber o Troféu Luís Roberto Jábali, instituído no ano passado, ao campeão geral de cada temporada do Citibank Masters Tour, em homenagem ao ex-prefeito e empresário de Ribeirão Preto, pela sua contribuição ao desenvolvimento do tênis em todo o país e que faleceu há dois anos.
Depois do bicampeonato de Fábio Silberberg, vencedor do circuito em 2003 e 2004 e da vitória de Júlio Góes, em 2005, Danilo Marcelino se tornou o terceiro campeão do Citibank Masters Tour, em quatro anos de disputa do circuito, que distribui R$ 40,5 mil em prêmios.
O argentino Pablo Albano ficou com o segundo lugar no ranking, com 44,5 pontos, tendo sido campeão das etapas do Rio de Janeiro, São Paulo e São José dos Campos. Júlio Góes e Mauro Menezes dividem o terceiro posto, com 33 pontos, seguidos por Andrés Gomez.
O Citibank Masters Tour 2006, que passou por Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e São José dos Campos, antes de chegar a Angra dos Reis, é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Citibank e o apoio de Visa, Legg Mason Fundos de Investimentos, Olympikus – a marca esportiva oficial do circuito, Agência Click, Damovo/ Extreme, Credicard Citi, Duchas Corona Mega Banho XL, Orbitall, Contax, Ipiranga, Met Life, Club Med Rio das Pedras, BandSports, Club Med Rio das Pedras e Revista Tennis View.
Ranking Citibank Masters Tour 2006
1 – Danilo Marcelino
2 – Pablo Albano
3 – Júlio Góes
4 – Mauro Menezes
5 – Andrés Gomez
6 – Ivan Kley
7 – Patrício Arnold
8 – Givaldo Barbosa
9 – César Kist
10 – Thomaz Koch
Campeões 2006
Curitiba – Marcelino / Daher
Porto Alegre – Marcelino / Gomez
Rio de Janeiro – Kley / Albano
São Paulo – Góes / Albano
Brasília – Marcelino / Barbosa
São José dos Campos – Acioly / Albano
Grande Final – Angra dos Reis – Gomez / Menezes
Campeões Citibank Masters Tour
2003 – Fábio Silberberg
2004 – Fábio Silberberg
2005 – Júlio Góes
2006 – Danilo Marcelino