Com entrada gratuita, a grande decisão acotece neste domingo, a partir das 8hs30, no Tênis Clube de Santos.
Santos (SP) – Nascido em Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, o tenista Lucas Lopasso comemorou neste sábado seu avanço à final dos 16 anos da 4a etapa da Credicard MasterCard Junior’s Cup 2006, que acontece no Tênis Clube de Santos. A grande decisão está programada para este domingo, a partir das 8hs30.
“Meu primeiro jogo aqui em Santos foi contra o Zé Pereira, que é um adversário forte, e isso acabou me dando confiança pra vencer os outros jogos. Eu sinto que estou jogando este torneio bastante feliz e sem pressão”, disse Lopasso, vice-campeão da etapa de Campo Grande, que treina com Marcelo Menezes.
Mesmo não estando entre os favoritos, Lopasso abusou de sua tranquilidade dentro de quadra para ficar a um passo do troféu de campeão. Na estréia, marcou 6/1 6/0 sobre o representante José Pereira Jr, cabeça-de-chave 2 da competição e 4o melhor tenista do País na categoria; na sequência driblou a pressão da torcida para vencer os donos casa Henrique Boturão (6/0 3/6 6/0) e André Vidaller (6/3 6/5) em duríssimas partidas. O último duelo foi contra o qualifier de São Paulo Victor Valente, que caiu por duplo 6/1.
Na final dos 16 anos, Lopasso enfrenta o gaúcho Fabrício Neis, principal favorito ao título, que superou neste sábado o mineiro Leandro Ribeiro por duplo 6/2. Neis deixou para trás ainda os paulistas Renato Antun (6/2 7/5) e Rafael Rodrigues (6/1 6/1), além do catarinense Gustavo Kleine (3/6 6/3 6/4). Lucas e Fabrício já se enfrentaram três vezes, com duas vantagens para o paulista.
Revelações do Qualifying – Mesmo tendo deixado a competição na semifinal, o tenista de Jundiaí Victor Valente deixou o litoral paulista com a certeza de ter feito uma ótima campanha: este foi o seu melhor resultado dele em circuitos nacionais. Dono de uma agilidade acima da média, o tenista foi o responsável pela queda do paulista Ídio Escobar (6/3 3/6 6/2); do catarinense cabeça 3, Rodrigo Traldi (6/4 6/4); e do atleta do Espirito Santo, Gustavo Holz (6/3 6/3).
“Este torneio estava muito forte, principalmente agora que o quali é fechado. Acho que consegui chegar aqui (semifinal) porque tive muita raça. Senti um pouco o braço direito (epicondilite), mas me segurei bem”, disse Valente, de 15 anos, que treina com Carlos Omaki na Academia Quadra Central, em Valinhos, e esteve em Santos acompanhado pelo técnico Vagner Nascimento. “Normalmente eu jogo só em São Paulo porque as viagens são caras e eu ainda estou correndo atrás de patrocínios”, completou ele.
Entre as meninas, o destaque vai para Andressa Garcia e Laryssa Ferreira, dos 18 anos, que enfrentaram o qualifying e se encontraram na semifinal. A vantagem foi de Andressa, que venceu a partida por 6/4 2/6 6/2 e agora duela contra a mineira Fernanda Ferreira, vencedora do cuelo contra a carioca Rebeca Neves, por 4/6 6/4 6/3.
A Credicard MasterCard Junior’s Cup 2006 é uma realização da Try Sports, com o patrocínio da Credicard e da MasterCard e o apoio de Revista Tennis View, Dunlop – a bola oficial, Olympikus – a marca esportiva oficial, Academia Sánchez-Casal, Duchas Corona – MegaBanho XL, BandSports e CBT. Também apóiam esta quarta etapa o Atlântico Hotel, o Tênis Clube de Santos e a Federação Paulista de Tênis.