Rio de Janeiro (RJ) – A categoria 14 anos da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário no Rio de Janeiro pode ter, na final, um duelo de “gigantes” entre a número 1 do ranking brasileiro, Ingrid Martins (Escola Parque), e a número 1 do ranking carioca, Maria Clara Lima (Santa Mônica). Primeira cabeça de chave da competição, Ingrid nem precisou entrar em quadra para garantir sua vaga nas quartas de final, enquanto Maria Clara, segunda pré-classificada, estreou com uma vitória tranquila neste domingo e deu o primeiro passo rumo ao aguardado duelo. A terceira etapa da seletiva carioca da Copa Itaú acontece até terça-feira na Fazenda Clube Marapendi e coloca em jogo mais duas bolsas de estudos e treinamento na conceituada academia Sanchez-Casal, em Barcelona – prêmio oferecido a todos os 32 campeões do torneio.
Melhor tenista do país na categoria e sexta do ranking sul-americano, Ingrid Martins vem dominando o cenário e é a grande favorita ao título do torneio. Como não tem disputado competições regionais, a tenista não aparece no ranking na Federação do Rio de Janeiro, liderado por Maria Clara. Uma final entre as duas reuniria, portanto, as duas melhores tenistas do estado.
“Ingrid joga muito bem e deve chegar à final, eu também acho que tenho boas chances na minha parte da chave porque já venci em outros torneios todas as meninas que posso enfrentar. Nunca consegui derrotar a Ingrid, mas tenho observado sua maneira de jogar e caso aconteça de enfrentá-la, vou tentar usar o que aprendi para lutar pela vitória. Seria uma decisão muito interessante”, diz Maria Clara, que neste domingo venceu Isadora Sales (Santo Inácio) por 6/0 e 6/1 e enfrenta agora Elena Jovanovic (Abel).
Cria da academia de tênis do pai, Roberto Teixeira, Maria Clara já colhe frutos do bom desempenho no esporte. Descoberta por um “olheiro” do Colégio Santa Mônica durante uma competição local, recebeu a oferta de uma bolsa integral no colégio e hoje estuda de graça. Do alto de seu 1,51m, a aluna do 7º ano não considera a possibilidade de seguir outra carreira: seu sonho é ser tenista profissional e seguir os passos da belga Justine Henin, sua inspiração no esporte.
“As pessoas dizem que as tenistas mais altas levam vantagem porque têm mais facilidade para sacar, mas eu acho que por ser baixinha acabo chegando na bola mais rápido, tenho mais agilidade. A Henin é um exemplo por isso também, ela não é uma jogadora alta mas é muito rápida, e não foi número 1 do mundo por dois anos à toa”, decreta Maria Clara.
Nesta segunda, pelas quartas de final do torneio, Ingrid Martins terá pela frente Bruna Lourenço (Escola Alemã); Brenda Guedes (Hélio Alonso) encara Isabela Jovanovic (Abel); e Beatriz Lima (CEAT) enfrenta Camille Haus (São José).
O terceiro dia de disputa da etapa terá rodada dupla tanto na chave feminina quanto na masculina. A programação tem início às 12h com as partidas válidas pelas quartas de final e os vencedores voltarão à quadra no fim da rodada para disputar as semifinais. As finais do torneio acontecem na terça-feira, dia 25.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico aliado à formação intelectual dos tenistas por meio dos estudos, a Copa Itaú reúne jogadores matriculados em instituições de ensino público e particular em quatro categorias com inscrições gratuitas. Quatro tenistas do Rio já carimbaram passaporte para a Espanha: Vitor Leal (Esc. Mod. Campos) e Nicole Souza (Anglo-Americano) garantiram a viagem ao vencerem a chave dos 12 anos, na primeira etapa, enquanto Pietro Jordão (Anglo-Americano) e Juliana Gonçalves (Braga Carneiro) faturaram o prêmio na segunda etapa, na categoria 18 anos.
Após a disputa da categoria 14 anos, entram em cena alunos-tenistas da categoria universitária, quarta e última etapa da seletiva carioca, entre os dias 27 e 30 (de quinta a domingo). A competição, que já passou por Paraná e São Paulo e ainda está em disputa no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, distribuirá 32 bolsas de estudo e treinamento no total.
Formato de sucesso comprovado em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia a dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo a compreensão da necessidade de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Entre os ídolos do tênis que aprovam a ideia e trazem no currículo a experiência de quem já foi aluno-atleta estão John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe entre muitos outros.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realiza seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas beneficiam atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
Clínica de Tênis – Todas as seletivas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 contam com clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área. No Rio de Janeiro, a atividade será comandada por Ricardo Acioly no dia 30, às 10h30, após a decisão da categoria universitária, encerrando a seletiva carioca da competição. A clínica é aberta e gratuita a pais, tenistas, treinadores e à comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rj@copateniseu.com.br.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
Cronograma
RIO DE JANEIRO
Local: Fazenda Clube Marapendi (Rio de Janeiro/RJ)
Informações: rj@copateniseu.com.br
Fax: (21) 2480-7130
Categoria 12 anos – de 8 a 11 de maio – disputa encerrada
Categoria 18 anos – de 15 a 18 de maio – disputa encerrada
Categoria 14 anos – de 22 a 25 de maio – em disputa
Categoria universitário – de 27 a 30 de maio – inscrições encerradas