Começa nesta sexta-feira, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, a quarta etapa do Citibank Masters Tour 2009, único circuito de seniors do Brasil. De sexta a domingo , alguns dos maiores nomes da história do tênis brasileiro estarão em ação, com entrada gratuita para o público.
Já confirmaram presença o segundo maior tenista do País em todos os tempos, Thomaz Koch e Marcelo Saliola, até hoje recordista do Guinnes Book por ter sido o tenista mais jovem a marcar quatro pontos no ranking profissional, com 14 anos e três meses. Nos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991, foi medalhista de ouro por equipes e de bronze em simples.
Koch, 64 anos, viveu boa parte da sua carreira na era amadora do tênis, antes de 1968, quando o ranking não era computado e não havia registros de seus principais resultados, como as quartas-de-final de Wimbledon, Roland Garros e do US Open e, no que se tem registro, foi campeão dos ATPs de Caracas e de Barcelona e vice no Sudão e em Nuremberg, além de ter alcançado a semifinal de inúmeros ATPs pelo mundo. Foi também campeão de duplas mistas em Roland Garros, com Fiorella Bonicelli. Na Davis, foi o atleta que mais defendeu o País – 44 confrontos em 16 anos – e o sétimo tenista que mais venceu em toda a história da competição entre nações – foram 74 vitórias contra 44 derrotas. É ainda o maior medalhista brasileiro em Jogos Pan-Americanos, tendo sido campeão de simples e duplas em Winnipeg (1967); e medalhista de prata em duplas mistas e bronze em duplas masculinas em São Paulo (1963); além de ter conquistado medalhas de campeão como capitão das equipes de tênis em Indianápolis (1987) e Havana (1991).
Os dois tenistas jogam a competição ao lado de outros ex-profissionais, como Fernando Roese, Mauro Menezes, Ivan Kley, Nelson Aerts, Givaldo Barbosa, William Kyriakos, Júlio Goes, entre outros. Criado em 2003, o Citibank Masters Tour devolveu a alegria de competir aos ex-profissionais que até então, apenas jogavam amistosos e exibições. O evento, único no mundo do tênis, também traz de volta velhas lembranças, que são contadas nos momentos de confraternização entre as partidas.
O Citibank Masters Tour é disputado por oito duplas, sendo que a primeira rodada é jogada na sexta-feira, as semifinais no sábado e a final do domingo. Para participar da competição, os atletas devem cumprir alguns pré-requisitos: ter mais de 32 anos, ter sido campeão brasileiro profissional, defendido o País na Copa Davis ou vencido um Grand Slam.
O circuito tem seis etapas classificatórias e termina com o Masters, no Club Med de Angra dos Reis, em novembro. Já foram realizadas as etapas de Curitiba(PR),Porto Alegre(RS) e Rio de Janeiro(RJ). Depois de São Paulo(SP), o Citibank segue para Ribeirão Preto e Salvador. O campeão de cada etapa soma 12 pontos, enquanto o vice fica com seis e o semifinalistas, com três. Aqueles que perdem na primeira rodada somam apenas um ponto. Os melhores colocados no ranking do circuito após as seis etapas classificatórias, garantem vaga na Grande Final de Angra.
O Citibank Masters Tour 2009 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com patrocínio do Citibank, co-patrocínio da MasterCard, e apoios de Asics – a marca esportiva oficial do circuito – , Petrobrás, Brasil um país de todos, Governo Federal, BandSports e Revista Tennis View,. A terceira etapa também é apoiada por HP do Brasil, Impressoras e Multifuncionais, Bematech , Esporte Clube Pinheiros e The Capital Flat, o hotel official em São Paulo.