Nesta segunda-feira, quando a ATP divulgou o ranking pós Roland Garros e Thomaz Bellucci igualou Thomaz Koch ao chegar à 24a. posição, o mestre perdeu o trono de segundo maior tenista brasileiro de todos os tempos, mas não a majestade. “Fico muito feliz por ele, e o Bellucci está em uma ascendente, pode crescer e chegar ainda mais longe”, disse Koch, que entre os dias 18 e 20 deste mês disputa a terceira etapa do Citigold Masters Tour no Marina Barra Clube, no Rio de Janeiro.
“Um ponto positivo para o Bellucci é que ele chegou a 24o. do ranking sem artifícios, era onde ele deveria estar, porque tem mostrado uma constância muito boa. Ganha de quem tem que ganhar e perde de quem tem perder, mas sempre jogando muito bem. E o pessoal começou a respeitá-lo, isso também é importante” , completou Koch.
Os números oficiais da Associação dos Tenistas Profissionais são computados após 1973, na era aberta do tênis, quando o ranking passou a existir. Especialistas afirmam que antes disso, nos anos 60, Koch chegou a estar entre os 10 melhores jogadores do mundo. Hoje, aos 65 anos, é ainda, uma das estrelas do único circuito de seniors da America Latina e reverenciado pelos companheiros, que o chamam de “mestre”. “Jogar contra Thomaz Koch é sempre uma honra para todos nós”, resumiu Jaime Oncins após conquistar o título da 1a etapa do Citigold, em Campinas.
O Citigold Masters Tour foi criado em 2003 justamente para resgatar os grandes nomes do tênis brasileiro. Desde então, atletas como Júlio Góes, Marcelo Saliola, Nelson Aerts, Givaldo Barbosa, Marcio Carlsson, João Soares, Ivan Kley, entre outros, disputam o circuito- um dos poucos do gênero, no mundo. Além da premiação, os jogadores também lutam por uma vaga no Masters, disputado no Club Med de Angra dos Reis, ao final da temporada.
Koch é o oitavo colocado no ranking do circuito, após duas etapas. O Rio de Janeiro sediará a terceira, de 18 a 20 de junho, no Marina Barra Clube, com entrada gratuita para o público.
Estrada da Barra da Tijuca, 777 – Rio de Janeiro – RJ
Citi apresenta Citigold Masters Tour 2010 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com patrocínio do Citigold, co-patrocínio de MasterCard, Asics-a marca esportiva oficial do circuito-, Mirae Asset, Petrobras- Brasil um país de todos Governo Federal-, Metlife, Icatu e apoio da BandSports, Revista Tennis View, Promenade Apart Hotéis- Hotel oficial da etapa-, Marina Barra Clube e Try Floor pisos esportivos.