A tenista Karina Ono entra em quadra neste sábado, em São José do Rio Preto, para disputar seu último torneio como juvenil. A partir de julho, somente qualificatórios da série Future e Challengers vão ocupar sua agenda. “Esse momento de transição é estranho porque parece que vou começar algo totalmente novo na minha carreira, mas estou muito empolgada e empenhada em viver do tênis de agora em diante”, revelou Karina, que faz parte do grupo de treinamento do Harmonia Tênis Clube, comandado pelo técnico Edvaldo Oliveira.
Preparada para enfrentrar um ambiente bem mais competitivo a partir de agora, Karina diz apostar na sua esquerda como seu golpe mais forte e seguro para avançar na carreira como profissional. Na despedida como juvenil, ela enfrenta Giovana Rodrigues Alves em partida válida pela segunda etapa do Circuito Seguros Unimed de Tênis 2011. “Não conheço a Giovana, mas estou pronta para buscar uma vaga na final do torneio”, avisa. A rodada deste sábado é válida pela semifinal do torneio e começa às 10h com entrada gratuita. A final será domingo, a partir das 9h.
Karina vem de título recente conquistado na Copa Guarani, no início de junho, também no saibro do Harmonia TC. Fã de Roger Federer, ela revela que seus maiores incentivadores têm sido Thiago Alves e o novato Augusto Laranja. “Eles também fazem parte da equipe que treina com o Edvaldo e nos dão boas dicas, tentando passar um pouco da experiência como profissionais. Isso tem sido muito importante para mim”, ressalta Karina. Segundo a diretora de tênis do Harmonia, Mariko Igarashi, a parceria que o clube firmou com a Prefeitura este ano está ajudando a fortalecer ainda mais a equipe de tênis. “Hoje temos condições de atender atletas também da região que tenham potencial pra crescer no tênis e auxiliar no pagamento de viagens para que eles disputem os torneios,” explicou Mariko. Os atletas também recebem uniforme e material esportivo. O Harmonia é sede hoje de cinco torneios de tênis. E Mariko já manifestou seu desejo de trazer, em breve, um torneio profissional para a cidade.
A segunda etapa do Circuito Seguros Unimed está sendo disputada nas categorias masculina e feminina, de 10 a 18 anos. Nesta sexta-feira, o favorito na categoria 14 anos, Guilherme Scarpelli, atual líder do ranking paulista, foi derrotado por Lucca Guizardi por 6/3 e 6/0. Com isso, aumentam as chances de Gustavo Cruz, quarto do ranking, que venceu Breno Borges por duplo 6/0 e Alexandre Ozaki, segundo do ranking, que eliminou o tenista local Victor Hugo Anunciação por 6/3 e 6/4. Nos 16 anos feminino, a rio-pretense Larissa Nakai venceu Rafaela Giardini por 6/2 e 6/1. E Marcelo Zormann da Silva também levou a melhor no confronto contra Bruno Russo, vencendo por 6/2 e 6/3. Nos 18 anos masculino, Vitor Mendes venceu Matheus Avalos por 6/0 e 6/1. E Lucas Esper foi eliminado por Carlos Alberto Ferreira Jr por 6/2 e 7/5.
A temporada de 2011 do Circuito Seguros Unimed de Tênis teve início em fevereiro, em Joinville, Santa Catarina. E de São José do Rio Preto segue para Santos, no litoral paulista. A etapa final será realizada em Americana, no interior de São Paulo. Serão considerados os melhores tenistas do circuito, com direito a viagem e a uma ajuda de custo de R$ 1500, os atletas que encerrarem a temporada na liderança do ranking da competição, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino.
Lançado em 2000, o Circuito Seguros Unimed é uma realização da Seguros Unimed, com a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, o patrocínio do Banco Cruzeiro do Sul, Asics – a marca esportiva do circuito – e do Pilará Tenis Club, além do apoio da Revista Tennis View, Try Floor Pisos Esportivos e Federação Paulista de Tênis. A etapa de São José do Rio Preto também recebe o apoio Harmonia Tênis Clube e do Hotel Plaza Inn Economic. As chaves e programações do evento estão disponíveis no www.trysports.com.br.