Porto Alegre (RS) – Três maratonas marcaram a manhã do terceiro dia de disputas da quarta etapa da Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (04/09). Todas duraram mais de duas horas e meia, mas classificaram os vencedores às semifinais. Nos 12 anos, gaúcho Orlando Luz acabou com o favoritismo do catarinense Renato Júnior, número 1 do Brasil, ao derrotá-lo por 6/7 (5), 6/4 e 6/1. Já nos 14, em um duelo entre catarinenses, o líder do ranking nacional, João Walendowsky, teve que lançar mão de todo o seu sangue-frio para ganhar de Matheus Chain, oitavo, por 6/3, 6/7 (2) e 6/2. Também nos 14, a catarinense Ana Baran, vice-líder da lista, teve que se esforçar para ganhar da gaúcha Suelen Abel, 13, por 6/3, 5/7 e 7/6 (2). Nesta sexta-feira, a briga por lugares nas finais de domingo terá início às 9h na Associação Leopoldina Juvenil, um dos mais tradicionais clubes de tênis da capital gaúcha. A Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009 é um circuito de tênis infanto-juvenil que conta pontos para o ranking nacional.
Na primeira etapa da Credicard MasterCard Junior’s Cup qual participa, Orlando Luz, embora se considere no lucro, quer ir além. “Estou com muita vontade para continuar tendo bons resultados. Hoje, tive que correr muito”, contou o 108 colocado da lista, que, na quinta-feira, ganhou depois de outra maratona de mais de três horas. Ele e o pai, também chamado Orlando, só puderam vir a Porto Alegre porque a Stara Implementos Agrícolas custeou as passagens desde Carazinho, no Noroeste gaúcho.
João Walendowsky e Matheus Chain, oitavo nos 14 anos, protagonizaram, novamente, a rivalidade que os acompanha desde sempre. João, inclusive, devolveu a derrota sofrida no último confronto entre ambos, em julho, em Brasília (DF). Em Porto Alegre, deu certo a estratégia de forçar a troca de bolas, cansando Matheus. “No final do segundo set, eu estava bem estressado, mas consegui me recuperar”, relatou o campeão do torneio de Campinas da Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009.
Os tenistas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino, representantes de 10 federações nacionais – SC, PR, RS, SP, RJ, MG, DF, BA, PA e MS – buscam pontos para o ranking do circuito, que premia o campeão da temporada, em cada categoria, com uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500.
Prêmio – A edição de 2009 da Credicard MasterCard Junior’s Cup teve início na cidade de Santos (SP), passando por Curitiba (PR) e Campinas (SP). Após os jogos em Porto Alegre, a disputa segue para Uberlândia (MG). Os oito atletas que conquistarem o maior número de pontos nestas quatro etapas, em cada categoria, garantem vaga no Master, programado para o início de novembro, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo. Após o Master, o ranking do circuito é consolidado, premiando os líderes com a viagem e a ajuda de custo.
A 10ª edição da Credicard MasterCard Junior’s Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard e da MasterCard e o apoio de Seguros Unimed, academia Sanchez-Casal, Confederação Brasileira de Tênis e Revista Tennis View. Também apoiam a terceira etapa a Associação Leopoldina Juvenil, o Hotel Blue Tree Tower e a Federação Gaúcha de Tênis.