São Paulo (SP) – Campeão de seis etapas do circuito Cosat 2005 e apontado como um dos grandes nomes do futuro do tênis brasileiro, o tenista José Pereira Jr., de 14 anos, estará em São Paulo a partir do dia 25 de outubro para a disputa do Master da Credicard MasterCard Junior’s Cup, onde encontrará os melhores da temporada no principal circuito de tênis infanto-juvenil do Brasil, mas disputando o título com os tenistas de 16 anos. Esta será ainda uma grande oportunidade para que o tenista fortaleça seu ritmo de jogo antes de embarcar para a disputa do Orange Bowl, o maior torneio juvenil do mundo.
Nascido no sertão nordestino, onde ajudava os pais na roça para complementar a renda familiar, José Pereira Jr. comemora a boa fase na carreira, graças a decisão tomada há pouco menos de um ano, quando decidiu mudar-se para Itajaí e dedicar-se por completo aos treinos no Instituto Tênis. “Em janeiro faz um ano que mudei e com certeza foi uma das grandes escolhas que fiz na minha vida. Estou muito feliz com os resultados”.
Líder do ranking nacional na categoria 14 anos, com 809 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, José Pereira Jr. passou os meses de julho e agosto na Europa, onde disputou torneios da gira juvenil da ITF, sagrando-se campeão na Holanda e semifinalista em Paris. “Joguei bem na Europa. Senti que eles se envolvem mais com o tênis do que os sul-americanos. Eles têm mais cabeça, são focados, só pensam em tênis, tênis e tênis. E eu acho que estão certos. Você tem que se dedicar e deixar para aproveitar quando for alguém”.
Em setembro, teve sua primeira oportunidade de disputar a chave de um torneio profissional, graças a um wild card recebido no Future de Florianópolis. A queda na primeira rodada não desmotivou Zé Pereira e serviu ainda para que ele detectasse suas primeiras dificuldades em jogos contra os tenistas profissionais. “Foi uma experiência muito boa. Começava trocar bolas, mas na quinta eu já estava morto. O nível é bem diferente mesmo. Estive até conversando com o Patrício e vamos começar a trabalhar essas deficiências,” conta ele, se referindo ao técnico, o argentino Patrício Arnold, que recentemente passou a treinar a equipe de competição A do Instituto Tênis.
No Master da Credicard MasterCard Junior’s Cup, a partir do dia 25 de outubro, José Pereira Jr. briga pelo título em uma categoria acima da sua, os 16 anos. Para chegar ao troféu na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, ele encontra na chave os gaúchos Marcelo Demoliner e Fernando Belardinelli, o paranaense Gustavo de Andrade, os paulistas Ivan Castro e Ricardo Siggia, o catarinense Thales Turini e o capixaba João Victor Costa, além de um convidado.
“A bola dos tenistas da categoria 16 anos é muito mais pesada e eles vêm pra cima mesmo. Nesta categoria sinto que o meu jogo com o do adversário é mais equilibrado, porque nos 14, na maioria das vezes, sou eu quem ataco. Mas, estou bem fisicamente e confiante para o Master. Será o último torneio juvenil da temporada que irei disputar no Brasil. Vou chegar lá com o objetivo de todo mundo, que é sair com o troféu de campeão”, ressaltou Pereira Jr.
Depois de jogar o Master da Credicard MasterCard Junior’s Cup, o próximo compromisso de José Pereira Jr é a disputa do Orange Bowl, o maior torneio juvenil do mundo, nos Estados Unidos.
A Credicard MasterCard Junior´s Cup 2005 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio de Credicard e MasterCard e o co-patrocínio de Academia Sànchez-Casal, revista Tennis View, Duchas Corona – Mega Banho XL e Dunlop. Apóiam o evento BandSports, CBT, Sociedade Harmonia de Tênis e Federação Paulista de Tênis.