O brasileiro João Souza encerrou a rodada desta quarta-feira no 36o. Sabesp Super Series Banana Bowl com mais uma vitória para o Brasil e se juntou a Fernando Romboli e Pedro Feitosa, nas oitavas-de-final. O Banana Bowl é um dos maiores torneios juvenis do mundo e está sendo disputado no Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos, até domingo, com entrada gratuita.
Souza foi o último tenista a entrar em quadra e com o apoio da torcida superou um difícil adversário, o cabeça-de-chave 11, dos Estados Unidos, Nathaniel Schnugg, por 7/6 (5) 6/1.
Nesta quinta, por volta de 20h, ele faz o principal duelo da rodada, contra o eslova Miloslav Mecir Jr.
Antes, às 18h, Fernando Romboli e Pedro Feitosa duelam por uma vaga nas quartas-de-final, já garantindo um tenista do Brasil entre os oito melhores da disputa.
Com a eliminação de Nicolas Santos, o brasileiro melhor colocado no ranking mundial juvenil e líder do ranking sul-americano, para o uruguaio German Sole, por 6/1 2/6 6/1 e as derrotas de Daniel Silva, para David Rice, da Inglaterra, por 6/4 6/2, e de Vitor Requião, para o chileno Ricardo Urzua, por 7/5 6/3, as chances do Brasil voltar a conquistar um título no Banana Bowl ficam nas mãos de Souza e Romboli ou Feitosa.
A última vez que o país conquistou um troféu na categoria 18 anos masculina, foi em 1981, com Eduardo Oncins.
Entre as mulheres, a última a ganhar o Banana Bowl foi Roberta Burzagli, há 15 anos.
Assim como na chave masculina, há três jogadoras do Brasil nas oitavas-de-final: Teliana Pereira, Ana Clara Duarte e Roxane Vaisemberg.
TEliana Pereira faz um dos confrontos mais aguardados do campeonato, contra a sensação francesa Alize Cornet, não antes das 15 horas.
Ana Clara Duarte encara Maria Fernanda Alvarez, da Bolívia e Roxana Vaisemberg enfrenta a norte-americana Madison Brengle.
Entre os estrangeiros, os principais favoritos ao título também estarão em ação nesta quinta. Alexandra Dulgheru, a cabeça-de-chave 1, da Romênia, enfrenta a eslovaca Monika Kochanova e o cabeça 1, no masculino, também da Romênia, Petru Luncanu, enfrenta o argentino Juan Romanazzi.
O 36o. Sabesp Super Series Banana Bowl é uma apresentação da Cidade de São José dos Campos, uma realização da CBT com organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e José Amim Daher Eventos. O patrocínio é da Sabesp com apoio de Droga Quinze, A Esportiva, Fila, Fatal Surf, Oscar Calçados, Yazigi Internexus e Viação Jacareí. Dunlop é bola oficial. A supervisão é de Cosat e ITF.