Na reta final, a Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário, reúne tenistas experientes e iniciantes que brigam pelo título da categoria 18 anos e procuram somar pontos para a sua instituição de ensino. A disputa da última etapa teve início na sexta-feira (16), no Clube do Tênis, em Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba, com a presença dos melhores tenistas do circuito paranaense, como André Tavares (Ins. Id. Est. Paraná) e João Gauer (Positivo), que fizeram excelente estréia na competição e avançaram na disputa.
Com as atenções voltadas para o prêmio que concede ao vencedor do simples uma bolsa com direito a um curso de idiomas e treinamento numa das mais conceituadas academias do mundo, a Sanchez-Casal, em Barcelona, os tenistas concentram as atenções nas partidas para se aproximar da grande chance, a final. João Gauer deu um passo a frente. Ele já garantiu a classificação para as quartas-de-final ao vencer na segunda rodada do dia o tenista Lucas Alves (Colégio Marista) por 6/4 6/0. “Vacilei um pouco no início da partida, mas consegui reverter e fechar o set. No segundo set entrei mais concentrado e tive mais facilidade para vencer”, conta Gauer, que prefere não criar expectativas com relação ao título. “Vou procurar ser bem determinado durante a competição para ganhar o prêmio, mas prefiro não criar expectativas”, finaliza.
André Tavares ganhou a atenção do público. Cabeça-de-chave número 01 da disputa, fez um bom jogo de estreia e conseguiu avançar para as oitavas-de-final. Ele venceu o tenista Leonardo Gil (Col. Antonio S. Busatto) pelo placar de 6/0 6/1.
A atenção da sexta-feira não foi somente para os principais tenistas do circuito paranaense. Os atletas com menos experiência também tiveram a oportunidade de marcar presença na disputa. Um exemplo é o atleta Igor Break (C.E Cecília Meireles), que é bolero no Clube do Tênis. “Essa é a segunda vez que participo da Copa Itaú. Acho bem legal porque é permitido que tanto atletas experientes como iniciantes possam jogar”. Renan Silva (C.E. Cecília Meireles), que também é bolero, aproveitou a chance para entrar na disputa. “Eu entrei mais para brincar. Como as inscrições são gratuitas confirmei a minha presença, pois tem muita gente que não se inscreve nos torneios com medo de perder o dinheiro”, conta.
Neste sábado, tem estreia feminina em quadra, com destaque para as tenistas Priscila Garcia (Positivo), campeã na edição anterior pelos 17 anos. Os jogos de simples serão realizados a partir das 08h30. A rodada de duplas também acontece no neste sábado.
Uma das atrações a parte de sexta-feira foi a Clínica de Tênis oferecida pela Copa Itaú de Tênis aos alunos do projeto “Educação pelo Esporte – Tênis na Escola”, da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Curitiba. Durante a clínica, cerca de 50 crianças tiveram a oportunidade de conhecer novas técnicas do tênis, como são as quadras e ver de perto como funcionam os torneios e como é a estrutura de uma academia de tênis.
Com o encerramento da seletiva paranaense, será revelado o nome da instituição de ensino que conseguiu somar mais pontos durante a competição. A vencedora irá receber o troféu de a “Melhor Instituição de Ensino”, de acordo com o desempenho de seus atletas na chave de simples e de duplas. A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário é patrocinada pelo Itaú através da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal.
Palestra sobre Prevenções e Lesões neste sábado
No sábado (17), durante as competições, será realizada a palestra sobre Prevenção de Lesões com o Dr. Rogério Teixeira da NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia). O evento tem objetivo de informar através de técnicas práticas a prevenção das lesões esportivas aos tenistas. A entrada é gratuita e será realizada na mesma sede dos jogos.
O especialista vai abordar os novos métodos de tratamentos e irá mostrar os dados estatísticos internacionais da frequência com que as lesões atingem os tenistas. Ainda no cronograma será discutido quais são as lesões mais comuns entre os esportistas amadores e profissionais. O médico terá como material de apoio multimídias de vídeos e fotos. No decorrer do evento Teixera irá ensinar técnicas práticas de como previnir as lesões, citando por exemplo, quais os melhores tipos de raquetes os atletas devem utilizar, os melhores tipos de tênis, entre outras dicas, que contribuirão para enriquecer o assunto a todos presentes.
Premiação:
Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário premiará 32 estudantes com uma bolsa de curso de idiomas e treino de tênis na sede de Barcelona da Academia Sanchez-Casal, fundada pelos destaques do tênis espanhol Emilio Sanchez e Sergio Casal. Os contemplados serão selecionados em competições estaduais realizadas no primeiro semestre do ano, no Paraná, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.
Com inscrições gratuitas, a Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário é direcionada exclusivamente a estudantes de instituições de ensino público e particular dos Estados em disputa.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
Cronograma de jogos
PARANÁ
Local: Clube do Tênis (Curitiba/ PR)
Informações: pr@copateniseu.com.br
Fax: (41) 3254-3930
categoria 12 anos – de 25 a 29 de março – inscrições encerradas
categoria universitário – de 01 a 05 de abril – inscrições encerradas
categoria 14 anos – de 08 a 12 de abril – inscrições encerradas
categoria 18 anos – de 16 a 18 de abril – inscrições encerradas