A tenista Ana Paula Zannoni, argentina naturalizada brasileira está vibrando com a chance de conquistar o título inédito de melhor da temporada na Grande Final do Itaú Masters Tour. A competição acontecerá no Club Med de Angra dos Reis, a partir desta quinta-feira, 15 de novembro.
Ana Paula foi uma juvenil de sucesso e uma das promessas do tênis feminino brasileiro nos anos 90. Líder do ranking nacional em todas as categorias juvenis, tricampeã brasileira de simples e duplas, campeã Sul-americana de simples e duplas por equipes, ainda representou o Brasil em três mundiais.
Uma de suas melhores lembranças no esporte é o título Sul-americano em 93. “Fui campeã Sul-americana individual sem perder nenhum set. Jogando pelo Brasil, ganhei de três argentinas consecutivamente, e olha que sou argentina”, lembra Zannoni com carinho.
Mas Ana Paula não conseguiu seguir no profissionalismo por conta de uma lesão. No melhor momento da carreira, aos 20 anos, estava competindo em Israel e torceu o joelho. Por conta disso, abandonou o tênis, ficando fora do Pan-Americano e da Fed Cup, duas competições que estava convocada para jogar. Depois de se recuperar da lesão decidiu dar aulas de tênis, profissão que exerce atualmente.
Ficar longe das disputas sempre foi difícil para a atleta altamente competitiva, até surgir o convite para jogar o Itaú Master Tour. “Eu nunca mais competi até ser convidada pela Try Sports para jogar o Itaú Masters Tour. Foi um momento importante, pois achei que nunca mais iria sentir essa sensação boa de jogar e até de ganhar”, explica.
Muito mais que ganhar uma etapa no circuito nacional de seniors, Ana está próximo de ganhar o título de melhor tenista da temporada em Angra dosReis. Disparada na liderança do ranking feminino do circuito com dois títulos no Rio de Janeiro e São Paulo e o vice-campeonato em Salvador e 32 pontos,depende apenas do seu desempenho no Masters para ficar com o título.
Os sentimentos de Zannoni são comuns a maioria dos jogadores que integram o time do Itaú Masters Tour. Competir depois da aposentadoria no circuito professional traz um pouco da juventude aos tenistas. A competitividade está no sangue dos jogadores, não vai embora com a idade.
O Itaú Masters Tour 2012 teve cinco etapas classificatórias, em Curitiba(PR), São Paulo(SP), Rio de Janeiro(RJ), Brasília(DF) e Salvador(BA) e termina neste final de semana com a Grande Final onde serão definidos os campeões do Masters e os melhores da temporada no masculine e feminine. No masculine Givaldo Barbosa também é favorito para vencer.
A 10ª temporada do Itaú Masters Tour é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Itaú, co-patrínio PSA Peugeot Citroën, Samsung, Petrobras – Governo Federal, Brasil – País Rico é País sem Pobreza, HP Impressoras e Multifuncionais, MDS, ASICS – a marca esportiva oficial -, Amil, Santos Brasil e Contax e o apoio de Revistas Isto É Dinheiro e Tennis View. O site oficial do evento é o www.trysports.com.br.