São Paulo (SP) – Longe das competições desde março de 2008, o paulista Alexandre Simoni é o novo integrante do grupo de ídolos do tênis convidados para disputar o circuito Itaú Masters Tour. \\\”Depois que a gente sai do circuito amadurece como pessoa e até mesmo como jogador. Vai ser legal voltar ao convívio com os atletas, criar uma proximidade. Neste grupo tem o Pablo [Albano] e o [Ricardo] Acioly, que foram meus técnicos, tem o [Fernando] Roese que esteve comigo por um tempo. Claro que vai ter um lado competitivo, de rivalidade e pressão, mas acredito que também terá muita confraternização\\\”, disse o ex-top 100 do mundo, durante o lançamento da 10ª edição do Itaú Masters Tour, na manhã desta sexta-feira, dia 2 de março, na ASICS Flagship Store, em São Paulo.
Simoni tornou-se profissional em 1997, representou o Brasil na Copa Davis por três temporadas consecutivas, disputou três Gand Slams – Australian Open, Wimbledon e US Open – e coleciona vitórias sobre grandes nomes do esporte, como Guillermo Cañas, Marat Safin, David Nalbandian e Franco Squillari, entre outros. Um mês após deixar o circuito, passou uma temporada na cidade alemã de Landau jogando torneios interclubes e, ao voltar ao Brasil, começou a se dedicar à carreira de treinador.
Hoje, Simoni mora na capital paulista, está casado há cinco anos com Paula e, enquanto procura um lugar para montar sua própria academia, segue ministrando aulas em espaços alugados, condomínios e no Clube Harmonia, para tenistas de diferentes idades e níveis técnicos. Entre as principais lembranças do período no circuito estão os jogos com o time da Davis, em 2001, 2002 e 2003. \\\”É uma realização jogar a Davis. Acho que todo tenista de alto nível almeja isso. Se não é o maior objetivo, com certeza é um dos principais. Não dá pra descrever a sensação de estar lá\\\”, contou. \\\”Hoje estou feliz com o que faço. Quando você para tem a sensação de voltar para o mundo real, participa de aniversários, está ao lado da família, tem uma rotina. Dependendo do nível que você joga o circuito é o paraíso: fica nos melhores hotéis, tem carro que te busca na porta do hotel, mas viajar por muito tempo é estressante também. Acho que se eu voltasse [para o circuito] hoje teria outras atitudes, mas isso é algo que só a maturidade te mostra\\\”, completou.
Em relação ao ano passado, a 10ª edição do Itaú Masters Tour terá o acréscimo de duas etapas. A disputa tem início no Graciosa Country Club de Curitiba, no Paraná, entre os dias 9 e 11 de março. De lá, a competição segue para o Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Salvador (BA), até chegar ao Club Med Rio das Pedras, em Angra dos Reis (RJ), para a grande festa de encerramento da temporada. “Está em nosso DNA a valorização do esporte nacional e vemos com muita alegria o sucesso e a expansão do evento. Com o Itaú Masters Tour ampliamos nossa plataforma de apoio ao tênis brasileiro e o fortalecimento do relacionamento com importantes capitais do País”, disse Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco. Vale lembrar que foi com o patrocínio do Itaú que a competição, antes disputada apenas por homens, ganhou uma chave feminina.
O evento de lançamento do Itaú Masters Tour 2012 contou ainda com a presença de João Alberto Zappoli, gerente esportivo da ASICS Brasil, e de Fernando Lewis, vice-presidente do Grupo de Imagem e Impressão da HP no Brasil, além de atletas do circuito, como João Soares, Alexandre Hocevar, Givaldo Barbosa, Pablo Albano, William Kyriakos, Júlio Góes, Fábio Silberberg, Marcelo Saliola, Ana Paula Zannoni, Luciana Tella, Gisele Faria, Vanessa Menga, Andréa Vieira e Roberta Burzagli. \\\”Acredito que os principais fatores de sustentação do Masters Tour há 10 temporadas são o entretenimento que ele proporciona ao público e a garantia de satisfação do cliente final, que no caso são os clientes do Itaú, que têm a oportunidade de conviver com antigos ídolos do tênis, em um evento curto que une competição, relacionamento e negócios”, disse Danilo Marcelino, que, ao lado de Nelson Aerts, dirige a Try Sports Empreendimentos Esportivos.
Sobre o Evento – Lançado em 2003, o Itaú Masters Tour reúne tenistas convidados com idade superior a 30 anos, que tenham sido campeões brasileiros, finalistas de ATP Tour ou representantes do País em Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa Davis ou Fed Cup. As disputas acontecem entre duplas que se alternam a cada etapa, os atletas pontuam individualmente no ranking do circuito e no final da temporada é definido o melhor tenista do ano. O evento une competição e confraternização, com uma programação especial de atividades sociais e esportivas.
A 10ª temporada do Itaú Masters Tour é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Itaú, co-patrocínio da ASICS – a marca esportiva oficial do circuito – e HP Impressoras e Multifuncionais e o apoio de Try Floor Pisos Esportivos, BandSports e Revista Tennis View. O site oficial do evento é o www.trysports.com.br.
ITAÚ MASTERS TOUR 2012
1ª etapa – de 09 a 11 mar – Curitiba/ PR
2ª etapa – de 18 a 20 mai – Rio de Janeiro/ RJ
3ª etapa – de 29 jun a 01 jul – São Paulo/ SP
4ª etapa – de 31 ago a 02 set – Brasília/ DF
5ª etapa – de 19 a 21 out – Salvador/ BA
Master – de 14 a 18 nov – Angra dos Reis/ RJ
CAMPEÕES DO CIRCUITO
2011 – Márcio Carlsson
2010 – Marcelo Saliola
2009 – Marcelo Saliola
2008 – João Soares
2007 – Nelson Aerts
2006 – Danilo Marcelino
2005 – Júlio Góes
2004 – Fábio Silberberg
2003 – Fábio Silberberg