Destaques da 11ª temporada do Itaú Masters Tour são presença confirmada na etapa de encerramento, que acontece entre os dias 13 e 17 de novembro de 2013, no Club Med Rio das Pedras, em Angra dos Reis (RJ), premiando os melhores do ano, nas categorias masculino e feminino. Os paulistas Júlio Silva e Ana Paula Zannoni são os atuais líderes do ranking da competição. No total, sete tenistas estão na briga para conquistar o título de campeões do circuito.
Na disputa feminina, Ana Paula Zannoni, já possui uma vantagem de seis pontos em relação à segunda colocada, Sumara Passos. Zannoni lidera o ranking com 37 pontos, seguida por Sumara (31 pontos) e Luciana Tella (26). Além disso, Zannoni ainda pode ser a primeira mulher bicampeã do evento, já que levou o troféu em 2012. Nesta temporada, a paulista venceu a etapa do Rio de Janeiro, ao lado de Joana Cortez, e de Brasília, com Carla Tiene.
Neste ano, Zannoni tem grandes expectativas, apesar de reconhecer que o nível das tenistas está parecido. “Acho que agora estou mais acostumada com a competição e assim acabo jogando melhor. No ano passado foi tudo novidade, mas nesse ano já consegui me preparar mais para os jogos. Treino sempre que tenho tempo livre e não descuido da parte física. Mas, só em quadra vai dar para saber quem vai ganhar, os jogos serão muito disputados”, explicou a líder do ranking.
Campeã das etapas de São Paulo, ao lado de Andréa Vieira, e de Curitiba, com Joana Cortez, Sumara, está contente em poder disputar o título neste ano. “Vou tentar fazer o melhor, estou muito feliz em estar na briga pelo título. Estou jogando algumas duplas para treinar, mas vou tentar não ficar pensando nos pontos, apenas em fazer meu o melhor em quadra”, explicou a paulista.
Luciana Tella, pelo terceiro ano consecutivo está na disputa do troféu de campeã do circuito. Este ano, a tenista venceu a etapa de Ribeirão Preto, ao lado de Patrícia Medrado. “Estou com esperança de vencer esse ano. No ano passado perdi na semi e no ano retrasado, na final. Vai depender muito de como cada tenista estiver no dia. O nível está muito parecido, mas acho que esse ano está ainda mais forte. Estou treinando e jogando sets para tentar dessa vez levar o troféu para casa”, contou a tenista que já foi medalha de bronze nos jogos de Pan-Americanos em Mar Del Plata.
Já no masculino a disputa de pontos está mais acirrada. Júlio Silva está na liderança com 25 pontos, seguido por Ricardo Mello (24 pontos), Pablo Albano (23) e Roberto Jábali (18). Silva pode alcançar o título de campeão do circuito, inédito em sua carreira, já que começou a disputar o Masters Tour neste ano, após deixar o circuito profissional em abril.
Julinho, que venceu a etapa do Rio de Janeiro ao lado de Givaldo Barbosa, está muito animado para o evento no Club Med Rio das Pedras. “Estou gostando muito de participar do Masters Tour, me dei muito bem com meus parceiros até agora. Sei que a disputa vai estar muito dura, mas gostaria muito de ganhar”, finalizou o tenista que foi 144º do mundo em 2009 e já representou o Brasil na Copa Davis.
O EVENTO – O Masters Tour foi lançado em 2003, apenas com disputas masculinas, ganhando uma chave feminina em 2011, quando passou a ser patrocinado pelo Itaú. A competição é disputada entre duplas formadas por campeões brasileiros, finalistas de Torneio ATP e representantes do País em Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa Davis e Fed Cup. A temporada 2013 teve início em Curitiba (PR), passando por Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e São Paulo (SP), antes de chegar ao Club Med Rio das Pedras.
OS MELHORES DO EVENTO – A etapa de Angra dos Reis define os melhores tenistas da temporada, no circuito. O título já foi conquistado por Fábio Silberberg (2003 e 2004), Júlio Góes (2005), Danilo Marcelino (2006), Nelson Aerts (2007), João Soares (2008), Marcelo Saliola (2009 e 2010), Márcio Carlsson (2011), Givaldo Barbosa (2012), Andréa Vieira (2011) e Ana Paula Zannoni (2012).
MÍDIAS SOCIAIS – O Itaú Masters Tour está presente no Twitter (@trysportsbrasil), Facebook (/trysportsbrasil) e Instagram (trysports). A hashtag oficial do evento é #ItaúMastersTour
A 11ª edição do Itaú Masters Tour é patrocinada pelo Itaú, com a organização da Try Sports. A etapa de Angra dos Reis é co-patrocinada por Petrobras – Governo Federal, Brasil – País Rico é País sem Pobreza, Braskem, PSA Peugeot Citroën – o carro oficial -, Amil, Azul – a transportadora oficial -, MDS e Faberg Tennis Tour, com o apoio de Época, Época Negócios, Trousseau e Babolat – bola oficial.