Com muitas novidades para a temporada 2015, o Itaú Masters Tour, maior torneio de seniores da América Latina, celebra este ano sua 13ª edição reunindo grandes lendas do tênis brasileiro, como Thomaz Koch, e muitas outras estrelas que marcaram a história da modalidade no País. Neste ano, a competição contará com seis etapas, entre elas a estreante Porto Alegre que recebe a competição na Associação Leopoldina Juvenil em maio, e dentro de quadra mais quatro novos jogadores que chegam para elevar o nível do tradicional circuito.
Thiago Alves, que coleciona convocações para a Copa Davis e já enfrentou Roger Federer em Grand Slam, é o grande nome da lista. O tenista, ex-top 90 do mundo, está empolgado por voltar a competir após sua aposentadoria em 2014. “O Itaú Masters Tour é um evento muito bacana, bem organizado e com clima de confraternização. Quero muito jogar todas as etapas, desfrutar deste momento e sentir na pele de novo o clima de competição. Por mais que haja amizade entre todos nós, o desejo de vitória e a rivalidade sempre estarão na quadra”, disse Alves, natural de São José do Rio Preto.
Na chave feminina, Leticia Sobral chega disposta a fortalecer o circuito com a experiência de quem já defendeu o País na Fed Cup e disputou Wimbledon. O momento de voltar a competir tem sido bastante especial para a tenista. “Meu primeiro ano no Itaú Masters Tour, um torneio que eu só ouço elogios por parte dos amigos tenistas e empresários que acompanham o evento. Tenho treinado com frequência e com vontade para chegar em um bom nível de jogo e quem sabe alcançar o título”, disse Sobral, atualmente treinadora de tênis.
Grande parceiro do tênis, o Itaú acredita que o esporte pode mudar a vida das pessoas e colaborar efetivamente para um desenvolvimento social. “Como apoiador do tênis é sempre um orgulho anunciar uma nova edição do Itaú Masters Tour. O evento reforça o nosso compromisso com a modalidade e comprova a força cada vez maior desse esporte no Brasil. Neste ano chegamos a uma nova cidade e, junto com as clínicas e torneios amadores que o evento oferece, seguimos a nossa proposta de usar o esporte como ferramenta para transformar a vida das pessoas e da sociedade para melhor”, diz Fernando Chacon, diretor executivo do Itaú Unibanco.
+ NOVIDADES E A CAMPEÃ
Além de Leticia e Thiago, o time de estrelas do Itaú Masters Tour ganha Gabriel Pitta, que soma três finais de Futures na carreira e jogou duas vezes pela Copa Davis, e Marina Tavares, alagoana com títulos ITFs no profissional e que fez sua primeira aparição no Masters em Angra dos Reis/RJ, quando saiu campeã, ao lado de Luciana Tella. A campineira, dona dos títulos nas temporadas 2013 e 2014, explica a importância do País realizar competições para veteranos, um evento que valoriza os tenistas brasileiros do passado
“Eu digo para todos que o Itaú Masters Tour mudou a minha vida. Me trouxe o prazer de voltar a jogar, querer estar em forma, sentir o gosto por competir e dar valor ao prazer de ganhar, isso é muito importante e motivador na nossa vida de tenista, já que passamos a vida inteira nesse turbilhão de sentimentos”, disse Tella, garantida na etapa de abertura do circuito em 2015.
CALENDÁRIO 2015
1ª etapa: Ribeirão Preto/SP – Tennis Country Club
Datas: 10 a 12 de abril
2ª etapa: Porto Alegre/RS – Associação Leopoldina Juvenil
Datas: 29 a 31 de maio
3ª etapa: Rio de Janeiro/RJ – Clube dos Caiçaras
Datas: 26 a 28 de junho
4ª etapa: Brasília/DF – Iate Clube de Brasília
Datas: 28 a 30 de agosto
5ª etapa: São Paulo/SP – Sociedade Harmonia de Tênis
Datas: 11 a 13 de setembro
6ª etapa: Angra dos Reis/RJ – Club Med Rio das Pedras
Datas: 18 a 22 de novembro
Itaú e o Tênis
A união “Itaú e tênis” é longa e duradoura, com uma plataforma completa que vai da categoria de base até o alto rendimento e que conta com Gustavo Kuerten como embaixador do banco na modalidade. Na fase de iniciação esportiva, o Itaú apoia a Escolinha Guga, o Instituto Guga Kuerten, o Circuito Tênis para Todos e a Caravana do Esporte. A Escolinha Guga tem o objetivo de promover a iniciação e o desenvolvimento do tênis para crianças até 10 anos. O Instituto Guga Kuerten é uma associação sem fins lucrativos e com objetivos educacionais, esportivos e sociais de caráter filantrópico. O Circuito Tênis para Todos tem como objetivo fomentar a modalidade em diversas regiões do Estado de São Paulo, com o intuito de aumentar o número de praticantes e aprimorar a qualidade tanto dos praticantes quanto dos profissionais envolvidos com o desenvolvimento do tênis, divulgando o esporte como uma atividade saudável e prazerosa. Já a Caravana no Esporte é um programa itinerante com diversas modalidades esportivas e que atende municípios indicados pelo Unicef, já tendo capacitado, desde 2009, quase 18 mil professores de 17 estados brasileiros e beneficiado mais de 200 mil crianças de forma direta e 1,8 milhão de forma indireta.
Para o Itaú, uma formação sólida e consistente é fundamental para o sucesso de futuros atletas. Por isso, o banco também apoia o Centro de Treinamento Itaú/Instituto Tênis, projeto que visa a formação de atletas de alto rendimento na fase juvenil e no período de transição para o profissional. A intenção é descobrir talentos, oferecendo estrutura física completa, equipe técnica qualificada e a oportunidade de participação em competições nacionais e internacionais. Ainda na fase de formação esportiva, o Itaú patrocina o Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre e a Liga de Desporto Universitário, maior projeto esportivo universitário do País, realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Ministério do Esporte. Além disso, o banco também apoia, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Circuito de Tênis Escolar e Universitário, que teve início em 2009 com o objetivo de promover o esporte atrelado à educação, com disputas entre estudantes do ensino público e privado, sem cobrança de taxa de inscrições e premiando os campeões com treino de tênis e curso de idiomas no exterior.
Na fase de formação de atletas potenciais o Itaú se destaca como principal patrocinador do Circuito Feminino Future de Tênis, torneio internacional da série. Também apoia competições da série ATP Challenger promovidas em diversas cidades do Brasil.
Já no alto rendimento, a partir deste ano o Itaú passa a ser o principal patrocinador do Miami Open, evento Masters 1000 da ATP que já contava com o apoio do banco desde 2009 e é um dos maiores do mundo. O torneio passa a se chamar “Miami Open presented by Itaú”. No Brasil, o Itaú é patrocinador do Rio Open, único torneio da América do Sul a reunir uma etapa da ATP 500 e WTA International. O banco também apoia o Itaú Masters Tour, circuito de tênis seniores que já está em sua 13ª temporada.
A 13ª edição do Itaú Masters Tour é uma realização do Grupo Try, com o patrocínio do Itaú, co-patrocínio da Azul – Transportadora Oficial, e apoio da Babolat – Bola Oficial.
O site oficial do evento é o www.grupotry.com.br. O Itaú Masters Tour está presente no Twitter (@grupotry), Instagram (@grupotry) e Youtube (/grupotry1). A hashtag oficial da competição é #ItauMastersTour