Porto Alegre (RS) – O livro de capa verde-limão chama a atenção de quem se aproxima da mesa do árbitro-geral da Copa Itaú Tênis Escolar e Universitário 2009, que se realiza no complexo esportivo da PUCRS, em Porto Alegre(RS). “O ensino do tênis – Novas perspectivas de aprendizagem” foi escrito por Carlos Balbinotti e colaboradores. Balbinotti Considera o torneio muito especial porque aponta para uma nova proposta: a reintegração do tenista no ambiente escolar.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
“Trata-se da primeira iniciativa concreta de compatibilizar o tênis com a educação. O tênis sempre esteve à margem da escola que, normalmente, incentiva outros esportes nas aulas de educação física – futebol, voleibol, basquetebol, handebol. A situação do tênis se complica ainda mais, pois os torneios do circuito nacional – cerca de 12 eventos -, por exemplo, são jogados de segunda a sábado. É inacreditável, mas as crianças que participam desses eventos se ausentam da escola e acabam marginalizadas”,justifica Balbinotti, profissional na década de 1980 e campeão em duplas e por equipes na competição de tênis dos Jogos Universitários Brasileiros realizados em Florianópolis (SC) em 1980.
Para o doutor em Teoria e Metodologia do Treino Desportivo desde 2003 pela Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade do Porto, Portugal, o esporte é totalmente compatível com a formação educacional de crianças e jovens, desde que eles sejam sujeitos e não objetos do processo. “As crianças e os jovens são tratados como objetos quando importam o modelo adulto de treinamentos e competições. É preciso que pais, treinadores e, principalmente, dirigentes, entendam que aquilo que serve para os adultos não serve para as crianças”, defende. Por isso, conforme Balbinotti, a Copa Itaú está abrindo uma porta importante no processo de formação educacional das crianças e jovens, pois o modelo proposto está rompendo com o “fracassado” modelo competitivo do tênis tradicional.
Uma vida dentro das quadras e as três décadas como docente sustentam a convicção de que a forma de estabelecer uma parceria entre atleta e escola não passa pelo abono de faltas e ou pela comercialização das logomarcas nas camisetas. “Talvez, fosse interessante a criação de bolsas de estudos e, em troca, as crianças disputariam as competições com a camiseta de escola”, sugere Balbinotti. Entretanto, destaca que o mais importante é todos terem consciência de que nenhum treinamento ou competição tem o direito de tirar a criança da presença nas aulas escolares. “Enquanto no tênis praticado por adultos, o objetivo é totalmente voltado para a vitória na competição, no tênis juvenil, os treinamentos devem ser orientados para o processo de ensino e aprendizagem de valores educacionais, e as competições servem como um meio para educar por meio das vitórias e, principalmente, das derrotas”, explica ele, que já foi treinador de Nelson Aerts e Francisco Costa – atual capitão da equipe da Copa Davis do Brasil. “Tenho muito orgulho de ter convivido com ambos. Eles representam muito para mim: pessoas que atingiram o mais alto nível como atletas e cidadãos”, garante Balbinotti.
Andamento da Competição – Depois de quatro fins de semana, a etapa gaúcha da Copa Itaú de Tênis termina neste sábado (8/5), com a disputa de semifinais, a partir das 10h, e das finais na categoria universitária (masculino e feminino). Aluno da PUCRS, Yuri Radomsnky foi o primeiro a garantir vaga na semi, após ter passado, na manhã desta sexta, por Jonathan Severo, da Unisinos, que caiu por duplo 6/1. Do Rio Grande do Sul, a competição, que teve início no Paraná, em março, realiza a última seletiva da temporada entre instituições de ensino do Estado de São Paulo, de 23 de maio a 16 de junho.
Prêmio – Lançada nesta temporada, a Copa Itaú de Tênis oferece aos campeões de simples de cada seletiva uma viagem aos Estados Unidos, incluindo passagem aérea, treinamento em uma conceituada academia, traslado aeroporto-academia-aeroporto, hospedagem, café da manhã, almoço, jantar e curso de inglês. A competição também premia com troféu a “Melhor Instituição de Ensino do Estado”, de acordo com o desempenho de seus atletas, na soma dos resultados de simples e de duplas.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 é uma realização do Instituto Tênis com o patrocinio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, com a chancela da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e o apoio do Clube do Tênis, PUC-RS, USP, Revista Tennis View e Federações de Tênis dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A etapa gaúcha também conta com o apoio da HP do Brasil, Impressoras e Multifuncionais.