Quando se fala em formação de atletas e, principalmente, em lapidação de cidadãos, o Instituto Tênis (IT) é cabeça-de-chave. Em cinco anos de existência, a entidade conquistou respeito no Brasil e também no Exterior. “Procuramos aliar competição, no sentido de preparar os tenistas, e também educação e disciplina na postura deles”, explica Neco Aerts, um dos fundadores e diretor do IT.
Para a quinta etapa da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2007, que reúne 150 participantes no Petrópole, em Porto Alegre, o IT trouxe 19 competidores, uma das equipes mais numerosas. Eles treinam nas duas células do IT, localizadas em Itajaí (SC) e Curitiba (PR).
Em Itajaí, a rotina é estudar pela manhã e treinar à tarde, explica o gaúcho Clóvis Bueno, um dos nove treinadores do IT, cuja célula se localiza em Itajaí. Ele e os colegas orientam quase 70 tenistas. Alguns deles têm bolsa integral, pois um dos objetivos da Fundação sem fins lucrativos é dar suporte a atletas com talento e sem condições financeiras de participar de campeonatos.
O número de integrantes vai aumentar, porque Neco pretende abrir uma unidade em Porto Alegre até o fim deste ano. “Eu devo muito ao tênis. Então, o IT é uma maneira de retribuição ao esporte e ao Brasil”, justifica Neco, praticamente um sinônimo de tênis no Rio Grande do Sul e no País. O gaúcho jogou em nível profissional durante duas décadas. Foi campeão pan-americano por equipes em Cuba (1991), 109o do mundo em simples e 80o em duplas, com participações em Grand Slams, ATPs e na Copa Davis (1984, 1985, 1986 e 1991).
Mantido pela Fundação Lemann, e com apoiadores do porte de Olympikus e Credidard Citi, o IT deu suporte à ascensão de Teliana Pereira, número 1 do Brasil, e de Alexandre Bonatto, que, há poucos dias, garantiu seu primeiro torneio Future, em Arapongas (PR). Sensibilizar dirigentes de empresas a fazer doações de recursos financeiros para a implementação das atividades faz parte do cotidiano do IT. “Atuar pela inclusão social é fundamental”, diz Neco Aerts.
A programação da Credicard prevê neste sábado (dia 27) a disputa de semifinais e as decisões de todos os títulos no domingo, tudo a partir das 8h30min.
A Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2007 é uma realização da Try Sports, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard e o apoio de Dunlop – a bola oficial – a, Olympikus – a marca esportiva oficial – , Academia Sánchez-Casal, Unimed Seguros, BandSports, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Também apóiam esta quinta etapa a Federação Gaúcha de Tênis e o Petrópole Tênis Clube.
Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2007 – 5 etapa
Período: de 24 a 28 de outubro (de quarta-feira a domingo)
Local: Petrópole Tênis Clube (Rua Faria Santos, 451, Petrópolis, Porto Alegre/ RS)