O Itaú Masters Tour, durante a 1a etapa em Curitiba, Paraná, promoveu uma clínica com o tenista Júlio Silva para as crianças do grupo de alto rendimento do Instituto Icaro. A garotada aproveitou a oportunidade para aprender um pouco mais com o ex-profissional. Julio começou como pegador de bola e trabalhou muito para alcançar o posto de 144o do mundo. Além de passar algumas dicas técnicas, ele também deu conselho para a garotada, como a importância de falar inglês. Os tenistas do Instituto Icaro vão começar a estudar inglês para tentar uma bolsa universitária nos Estados Unidos.
“Eles estão conosco há um bom tempo, estão jogando cada vez melhor, sempre ficam entre os primeiros do ranking estadual, então daqui alguns anos vamos tentar bolsas esportivas para eles estudarem nos Estados Unidos”, explicou o idealizador e coordenador do projeto, Duda Marcolin.
O Instituto Icaro existe há 11 anos e reúne 150 crianças em um projeto educacional espalhado por 20 escolas municipais. O projeto de base busca formar cidadãos e tenistas. Os destaques logo são inseridos no grupo de alto rendimento, que atualmente conta com 20 tenistas, quase todos entre os líderes do ranking paranaense.
No ranking estadual de clubes e academias, o Instituto aparece em segundo lugar.
Com a preocupação de formar indivíduos que possam seguir uma carreira no futuro, Duda Marcolin, firmou parceria com o colégio Bom Jesus e vai oferecer aulas de inglês para que os jogadores possam sonhar mais alto.
“Nós temos boas notas na escola, o Duda disse que temos tênis suficiente e que só falta o inglês para fazermos o Toefl (teste de proficiência no inglês) e conseguir fazer intercâmbio universitário nos Estados Unidos”, disse Emanuel Amorim, top 5 do ranking estadual de 14 anos.
O Instituto Icaro ainda recebeu da Cyrela, co-patrocinador do evento, 20 tubos de bolas Babolat, que foram doados após o ranking da solidariedade na ação “Acerte no Alvo”. Em um stand da construtora para o lançamento do GrandVert, todos foram convidados a jogar com raquetes Babolat e acertar em alvos com pontuações diversas. Foram somados 850 pontos e no final, após a cerimônia que premiou os campeões e vice do Itaú Masters Tour, Duda recebeu o prêmio.
A 1a etapa do Itaú Masters Tour teve como campeões Givaldo Barbosa e Ricardo Mello e no feminino, Andrea Vieira e Sabrina Giusto.
A 12ª edição do Itaú Masters Tour é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Itaú, co-patrocínio Petrobras – Governo Federal, Brasil – País Rico é País sem Pobreza – e Azul – a transportadora oficial – e o apoio da Babolat – a bola oficial do circuito -. Em Curitiba, o evento recebe o apoio de GrandVert, Graciosa Country Club e Hotel Bourbon. O site oficial do evento é o www.trysports.com.br. Além disso, a competição também estará presente no Twitter (@trysportsbrasil), Facebook (/trysportsbrasil) e Instagram (TrySports). A hashtag oficial da competição é #ItaúMastersTour