A rodada de abertura da chave principal da 3a etapa do Circuito Unimed, em Florianópolis apresentou uma boa amostra da nova geração de tenistas juvenis do País.
Fãs de Federer, os garotos tem mais alguma coisa em comum: o sobrenome de ex-tenistas profissionais. Hocevar, Roese e Gentil.
Filhos que tentam seguir a carreira dos pais, mas sem nenhuma pressão de levar o tênis como profissão.
“ Eu sempre disse para o Pedro que pode fazer o que quiser, o tênis não é uma obrigação”, falou Fernando Roese, que teve como melhor ranking a 92a posição da ATP em 1992. Ele e a irmã já me falaram que iriam parar de jogar, a irmã parou, mas o Pedro seguiu e eu não coloco nenhuma pressão”, explicou.
“ Eu vou decidir neste ano se quero me dedicar com seriedade ao tênis ou não”, disse o filho que atualmente disputa o primeiro ano da categoria 14.
A mesma linha segue Marcos Hocevar, que prefere ver o filho Gabriel se divertindo nas competições. E o atleta que disputa a categoria 12 anos não se deixa impressionar pela tradição familiar. Além do pai e do tio Alexandre, agora tem o primo Ricardo no circuito profissional.
“ Acho legal quando me comparam com meu pai, tenho orgulho do que o nome Hocevar já conquistou, mas me divirto jogando e treino para conseguir resultados, mas só três vezes por semana”, contou Gabriel que nos outros dois dias estuda inglês e alemão.
Rafael Gentil é o mais novo da turma, tem apenas 11 anos, completados nesta quarta-feira e já sabe bem o que quer. O pai Ivan começou a jogar tênis em tempos difíceis em Florianópolis e gosta de contar para o filho como a vida está mais fácil hoje em dia.
“ Eu comecei pulando alambrado para jogar no Lira, ficava horas no paredão por que não tinha quadra para jogar. Hoje eu tenho uma academia e ele pode treinar todo dia. Acho que o melhor de tudo isso é que ele se diverte, tem os amigos no torneio e está dentro do esporte que é um ambiente saudável”, comentou Ivan que se mudou para o Rio de Janeiro onde é sócio de uma academia.
Na rodada de hoje, Rafael e Gabriel venceram, mas Pedro se despediu da competição. Depois de passar o qualifying, caiu diante do paranaense Lucas Guinski, por 6/0 e 6/0. Rafel derrotou o catarinense Bernardo Oliveira por 6/2 e 6/3, enquanto Gabriel marcou 6/2 e 6/0 em João Vitor Freitas(MG).
Nas demais partidas das categorias 12 e 14 anos, os principais favoritos venceram. Acompanhe os resultados da rodada desta quarta-feira até o momento.
A programação desta quinta-feira, definirá os quadrifinalistas da competição masculina e dará início aos jogos da chave feminina. Começa às 9 horas , com entrada gratuita no LIC. O Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro 2007 é uma realização da Unimed Brasil e da Unimed Seguros, com a organização da Try Sports e o apoio de Dunlop – a bola oficial, Olympikus – a marca esportiva oficial, IDTC – International Development Tennis Center, Revista Tennis View e CBT. Também apóiam esta terceira etapa: Hotel Maria do Mar, LIC –
Lagoa Iate Clube e Federação Catarinense de Tênis.
LIC – Lagoa Iate Clube
Rua Hypólito V. Pereira, 620 – Lagoa da Conceição – Florianópolis/ SC
Tel.: 48-3232-0088