Fórum Nacional do Esporte é ação inaugural e reúne autoridades políticas, atletas e lideranças empresariais em São Paulo, em 28 de maio, para difundir as leis de incentivo ao esporte e traçar estratégias para alavancar o esporte no Brasil
Tanto nos esportes como nos negócios, grandes líderes sabem que para alcançar bons resultados é necessário montar uma equipe competente e integrada, com estratégias de atuação bem definidas. Desta concepção surgiu o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, associação que reúne presidentes e CEOs de 800 empresas, representando 46% do PIB privado brasileiro.
Convictos de que o esporte é uma ferramenta para educação, formação e inclusão social, estes empresários criaram, no fim de 2010, um braço esportivo para a organização: o LIDE Esporte. O objetivo da iniciativa é alavancar o esporte brasileiro, oferecendo apoio a projetos para crianças e adolescentes, em diversas modalidades, visando a formar tanto atletas de alto desempenho como cidadãos conscientes.
Para isto se tornar realidade, o LIDE Esporte reúne um time de campeões nos negócios e nos campos e quadras. Um grupo de conselheiros, líderes em suas áreas, doará tempo para tirar do papel a empreitada. A equipe é presidida por Paulo Nigro, da Tetra Pak, e tem diversos consultores, segmentados segundo sua expertise. Luiz Fernando Furlan, da BR Foods, atua nas Relações Governamentais; Jorge Gerdau, do grupo Gerdau, na Integração; Hugo Scott, da Construtora Passarelli, fica com Gestão; com Relações Empresariais, Manoel Tavares de Almeida Filho, presidente do Banco Luso Brasileiro, e Nelson Aerts, da Try Sports, tornou-se Conselheiro Técnico. Marcelo Lyra, da Braskem, será o delegado.
“O LIDE Esporte funcionará como facilitador, difundindo os benefícios e a aplicação das leis federais e estaduais de incentivo ao esporte, apoiando o desenvolvimento de projetos e identificando parcerias em clara sintonia com a missão e os valores da associação”, explica Nigro. As metas são agressivas: pelo menos um dos seus atletas como medalhista nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e dois no pódio nos Jogos de 2020.
O campeão mundial Raí é o embaixador do LIDE Esporte e representa a organização sem fins lucrativos Atletas pela Cidadania, parceira no fomento de um plano de ação que garanta o aumento da prática esportiva como um dos legados sociais do calendário esportivo que inclui a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O Instituto Joaquim Cruz e o Instituto Tênis também fazem parte do grupo que discute a mobilização nacional pelo esporte como agente de transformação.
Como ação inaugural, o LIDE Esporte promove o primeiro Fórum Nacional do Esporte, em 28 de maio, no Hotel Renaissance, em São Paulo. O evento reúne autoridades como o ministro do Esporte, Orlando Silva, Henrique Meirelles, da Autoridade Pública Olímpica, Ricardo Pagura, secretário de Esporte do Estado de São Paulo, além de lideranças empresariais, atletas e personalidades da comunidade esportiva para o debate sobre “Políticas Públicas e Incentivos Privados ao Desenvolvimento do Esporte no Brasil”. Durante o encontro serão apresentados e detalhados os benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte para sensibilizar o empresariado nacional sobre a importância dos investimentos em programas para a formação de novos atletas
Os 42 milhões de jovens entre 4 e 17 anos matriculados em escolas formam o público que a organização quer atingir. No modelo da operação, o LIDE Esporte apoiará ações para fomentar a prática esportiva nas escolas como local de iniciação e formação esportiva e social. Os clubes e outras entidades darão o perfil competitivo aos atletas. E os que se destacarem serão encaminhados para centros de excelência, com treinamento individual e patrocínio bancado pelo LIDE Esporte.
O desafio é grande: somente 12% das escolas públicas municipais têm quadras ou ginásios e cerca de 60% dos alunos do último ano do ensino fundamental têm menos de seis horas de atividades esportivas por semana, segundo dados do Ministério da Saúde. Estes mesmos estudos apontam que, quanto maior a escolaridade, mais recorrente é a prática de esportes. E maior a chance de transformação social, educacional e profissional.
Sobre o LIDE
Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais completou em 2010 sete anos de atuação, registrando crescimento de 700%. Atualmente, são 800 empresas associadas (com os braços regionais), que representam 46% do PIB privado nacional. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.
www.lidebr.com.br
www.forumdoesporte.com.br