Quase todos os tenistas que jogam a 3a etapa do Itaú Masters Tour a partir de hoje no Clube dos Caiçaras, no Rio de Janeiro, disputaram o Torneio de Wimbledon entre os anos 70 e 90. Mas poucos têm lembranças da competição como Givaldo Barbosa.
O Grand Slam, para o paulista, teve muitas surpresas. Na época, os jogadores ficavam na “Casa do Brasil”, uma residência alugada onde todos os brasileiros se hospedavam. Esta casa tem muitas histórias, entre elas, um desfile de Givaldo, considerado na época, um dos mais elegantes jogadores do circuito.
Mas a elegância teve um preço alto para o atleta nos anos 80. Empolgado com as compras londrinas, acabou perdendo o jogo de dupla mista com Patrícia Medrado, por WO.
Ele mesmo conta a história neste vídeo que você assiste aqui.
Hoje, Givaldo Barbosa estreia no mais tradicional circuito de seniors da América do Sul, ao lado de Alexandre Simoni. Eles enfrentam na 1a rodada, a partir das 18h30 no Clube dos Caiçaras, a dupla formada por Thiago Alves e João Soares. Outros quatro jogos completam a abertura da 3a etapa do Itaú Masters Tour:
Quadra Central
18h30 – Pablo Albano/Mauro Menezes vs. Adriano Ferreira/Alexandre Hocevar
A seguir – Thomaz Koch/Julio Silva vs. André Lontra/Pedro Cartolano (dupla local)
Quadra 1
18h30 – Thiago Alves/João Soares vs. Givaldo Barbosa/Alexandre Simoni
A seguir – Marcio Carlsson/William Kyriakos vs. Julio Goes/Antonio Prieto
Quadra 2
18h30 – Letícia Sobral/Sabrina Giusto vs. Dulce Botto/Irene Werneck (dupla local)
No sábado, a partir das 16h30, serão disputadas as semifinais masculinas e femininas e no domingo, as finais têm início previsto para às 9h30 a feminina e a seguir, a masculina.
Etapas 2015
Nesta temporada, o Itaú Masters Tour terá cinco etapas e a grande final com os melhores da temporada reunidos em Angra dos Reis/RJ. O evento começou 2015 em Ribeirão Preto (SP), passou por Porto Alegre(RS) e agora chega ao Rio de Janeiro(RJ). As três próximas cidades-sede serão Brasília(DF), São Paulo(SP) e Angra dos Reis.
Premiação
Além da premiação distribuída em cada etapa, os participantes somam pontos no ranking próprio do circuito e que define, ao final do Masters, quem é o Campeão Geral do Itaú Masters Tour na temporada, o ganhador da Taça Luiz Roberto Jábali.
Em cada etapa classificatória, os campeões do masculino, com 16 participantes distribuídos em oito duplas, somam 12 pontos, os vices 6, semifinalistas 3 e na primeira rodada, somam um ponto. No feminino, as campeãs somam 6 pontos. As vices 3 e as semifinalistas, um ponto. A disputa feminina tem apenas oito atletas e quatro duplas.
——–
A 13ª edição do Itaú Masters Tour é uma realização da Try, com o patrocínio do Itaú, co-patrocínio da Azul – Transportadora Oficial, Vivo e Furnas, com o apoio da Babolat – Bola Oficial. No Rio de Janeiro, o evento recebe o apoio da Porto Bay Hotels – Hotel Oficial da etapa e Clube dos Caiçaras.
O site oficial do evento é o www.grupotry.com.br. O Itaú Masters Tour está presente no Twitter (@grupotry), Instagram (@grupotry) e Youtube (/grupotry). A hashtag oficial da competição é #ItauMastersTour