Campinas (SP) – Gigante pode parecer um pouco de exagero, mas basta ver a foto(anexada) de Rafaella Miller e Ana Oliveira para entender do que estamos falando. O tênis feminino brasileiro aos poucos vai mudando o visual, ou explicando melhor, a compleição física das jogadoras. A nova geração está cada vez mais alta e forte, seguindo o padrão do circuito internacional. E sem perder a graça e a beleza.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Dois bons exemplos são Beatriz Haddad Maia e Rafella Miiller. Elas têm em comum, além dos excelentes resultados dentro de quadra, os mais de 1,70m sem ter completado 15 anos.
Beatriz mede 1,77 aos 11 anos, enquanto Rafaella chegou aos 1,75 aos 14, o que garante alguma vantagem sobre as adversárias mais baixas e questiona a teoria de que altura se rebate com velocidade.
Rafa acaba de alcançar a semifinal da Copa Gerdau, o maior torneio juvenil do continente e já está em segundo no ranking brasileiro de 16 anos, sem nem ao menos ter completado 15.
“Acho que sempre vou precisar trabalhar mais a explosão e o deslocamento em quadra do que as tenistas mais baixas, mas também tenho uma força e potência que compensam, como o saque que é mais forte”, fala Rafaella.
Beatriz Maia venceu tudo que disputou nesse início de ano na categoria 12 anos, idade que só completará em maio. Foi campeã das três etapas classificatórias e do Máster do Circuito Paulista de Tênis, somando 22 vitórias em 22 jogos. Com isso, passou a jogar uma categoria acima, nos 14 anos. A média de vitórias continuou alta e já é a 3a do Brasil na categoria.
“Se o atleta cresce e tem um bom trabalho de coordenação motora, sem dúvida conseguirá usar a altura a seu favor, com mais amplitude de movimentos, mais força no saque. A altura pode atrapalhar na velocidade”, explica Marcela Evangelista, técnica campineira que viu sua atleta Daniela Alves derrotar com facilidade uma tenista bem mais alta, por 6/2 e 6/0.
Beatriz Maia e Rafaella Miller estréiam nesta quinta-feira na 2a etapa da Credicard Citi MasterCard Juniors Cup. As adversárias serão definidas hoje, já que as duas são favoritas e saíram adiantadas na chave.
A programação desta quinta-feira estará disponível no site www.trysports.com.br
O circuito Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard, além do apoio da academia Sanchez-Casal, da Dunlop – a bola oficial, da Unimed Seguros, Olympikus – a marca esportiva oficial, da Confederação Brasileira de Tênis e da Revista Tennis View. A segunda etapa também recebe o apoio da Sociedade Hípica de Campinas, do Hotel Sleep Inn Galeria e da Federação Paulista de Tênis.