Ribeirão Preto (SP) – A decisão da primeira etapa da Credicard MasterCard Junior’s Cup na categoria 18 anos será uma festa caseira. Ambos saídos do qualifying, Rafael Garcia e Rafael Toledo são os representantes da região na final do torneio, que termina neste domingo nas quadras do Tennis Country Club de Ribeirão Preto. No feminino, a surpresa da final é a campineira Flávia Borges, de apenas 14 anos, que enfrenta a conterrânea Natasha Lotuffo. Os títulos das categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino estarão em jogo a partir das 9h, e a entrada no clube é gratuita.
Rafael Garcia, nascido em Ribeirão Preto, e Rafael Toledo, natural de Orlândia mas “adotado” pela cidade-sede do torneio, tiveram trajetórias semelhantes no torneio. Ambos disputaram o classificatório para chegar à chave principal, sendo que Toledo entrou na lista da competição como alternate e só conquistou a vaga no qualifying após uma desistência. Para chegar à final, eles derrotaram os dois favoritos ao título: Garcia passou pelo cabeça-de-chave 1, o catarinense Thales Turini, e Toledo superou o cabeça 2, o paranaense Gustavo de Andrade. Os xarás apostam numa partida difícil neste domingo.
– O Toledo joga muito bem, é até difícil destacar uma característica forte dele. No geral o jogo dele é bom demais, vou ter que manter a cabeça no lugar o tempo todo. Vai ser uma final muito difícil – prevê Garcia, que neste sábado venceu Turini por 6/4 e 6/0. – O Thales começou jogando muito bem, muito sólido, e eu custei um pouco a entrar no ritmo. Aproveitei a chance que tive de quebrar o saque dele e venci o primeiro set. No segundo ele pareceu ter cansado, baixou um pouco a cabeça, e eu continuei jogando bem. Estou muito feliz por estar na final.
Toledo conhece bem o jogo de Garcia e acha que precisará impor seu ritmo desde o início da partida para brigar pelo título. Feliz por disputar uma decisão em casa, diante da família, o tenista se prepara para um duelo de peso neste domingo.
– O jogo tem tudo para ser muito equilibrado, o Garcia está jogando muito bem. Conheço ele há bastante tempo e sei que vou ter que jogar bem do começo ao fim para vencer a partida – disse Toledo, depois de vencer Andrade por duplo 6/2 na semifinal. – O calor estava muito forte, mas mantive a tranqüilidade e a confiança o tempo todo.
Nos 18 anos, a decisão também será um duelo de conterrâneas: as campineiras Flávia Borges e Natasha Lotuffo brigam pelo troféu da primeira etapa. Borges, de apenas 14 anos, surpreendeu ao chegar à decisão de seu primeiro torneio na temporada na categoria 18 anos.
– Decidi pular uma categoria porque as mesmas meninas que estavam comigo nos 14 anos passaram para o 16 no início de 2006. Então eu e meu pai achamos que eu não evoluiria muito se continuasse jogando com as mesmas pessoas. Acho que está sendo uma ótima experiência – diz Flávia. – A final vai ser super difícil. Nunca enfrentei a Natasha mas sei que ela joga muito bem.
Nos 16 anos masculino, Fábio Assunção e Fabrício Neis duelam pelo título. Entre as meninas, a briga é entre Giovanna Portioli e Luiza Sonnervig.
O qualifier João Souza, grande surpresa do torneio, enfrenta na final da categoria 14 anos o paulista Augusto Laranja, cabeça-de-chave número 3 da competição. No feminino, a decisão será entre Isadora Busch, quarta pré-classificada, e Isabela Assad, segunda cabeça-de-chave.
Nos 12 anos masculino, o mineiro Higor Silva, cabeça 1 do torneio, pega o goiano Henrique Mazão. Entre as meninas, Mariana Buffara encara Carla Forte pelo título da competição.
De Ribeirão Preto, o circuito Credicard MasterCard segue para outras quatro grandes cidades do país, até chegar ao Master, em São Paulo. Os oito melhores tenistas do circuito e mais um convidado, em cada categoria, brigarão pelo título de número 1 da temporada na Credicard MasterCard Junior’s Cup e pelo prêmio de R$ 1.500 oferecido aos campeões gerais. Além disso, os melhores do circuito ainda ganham uma semana de treinamento na Academia Sánchez-Casal, uma das maiores do mundo.
O circuito Credicard MasterCard Junior’s Cup 2006 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard e da MasterCard e o apoio da Dunlop – a bola oficial do circuito, Academia Sánchez-Casal, Duchas Corona – Megabanho XL, Revista Tennis View, BandSports e Confederação Brasileira de Tênis. Também apóiam a primeira etapa a Federação Paulista de Tênis, o Tennis Country Club e os hotéis Oásis Tower e Oásis Plaza.