Rio de Janeiro (RJ) – Foram definidos na tarde desta sexta-feira os finalistas do Master do circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, que acontece no Clube dos Caiçaras, no Rio de Janeiro. Tenistas de seis estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – disputarão neste sábado, a partir das 10h, as finais da competição, que reuniu os oito melhores tenistas do circuito e mais um convidado nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino.
O paranaense Moacir Santos mostrou em quadra a eficiência que o levou ao posto de número 1 do País na categoria 18 anos e garantiu sua vaga na final ao derrotar o paulista Augusto Elias por 6/3 e 6/1. Maior vencedor do circuito em 2005, com cinco títulos, Moacir enfrenta decisão o também paranaense Victor Melo.
Nos 18 anos feminino, a paulista Laís Ogata surpreendeu a primeira pré-classificada do torneio, a catarinense Lorena Valente, que havia conquistado o título do circuito por antecipação. Ogata venceu a semifinal por 6/4 e 6/3 e agora, na disputa pelo troféu, enfrenta a catarinense Aline Berkenbrock, responsável pela queda da paulista Isabela Kulaif por 6/3 6/7(5) 6/2.
– A partida foi bem disputada no início, mas aos poucos fui encaixando meu jogo. Essa vitória foi boa para aumentar minha confiança, porque a Lorena era cabeça 1 do torneio. Agora espero fazer um bom jogo na final – disse Laís.
Na chave dos 16 anos a surpresa foi a derrota do cabeça 1 do torneio, o paulista Ricardo Siggia. O tenista não conseguiu impor seu jogo e foi derrotado por Henrique Cunha, também de São Paulo, por 6/3 e 6/1. Já Fernando Romboli (SP), número 1 do Brasil na categoria, confirmou seu favoritismo e superou o também paulista Lucas Lopasso por 6/1 e 6/2. Romboli e Siggia estão na briga direta pelo título do circuito Unimed 2005, e para ser o melhor da competição na temporada Romboli precisa ser campeão do Master.
– Consegui manter um bom nível de jogo durante toda a partida, acho que meu slice complicou um pouco a vida dele – disse Romboli, que enfrentou Henrique Cunha duas vezes durante um torneio na semana passada. – Venci as duas partidas, mas o último confronto foi muito duro. Para vencer vou precisar tomar a iniciativa, como ele não dá para jogar atrás nunca.
Entre as meninas, Gabriela Rangel, campeã do circuito Unimed por antecipação, briga para terminar o ano também com o troféu do Master da competição. Sua adversária na final deste sábado será a catarinense Gabriela Vieira, que derrotou a conterrânea Ana Luiza Ferreira por 6/4, 4/6 e 6/3.
Na chave dos 14 anos masculino o principal favorito também foi desbancado. Cabeça 1 do torneio e campeão do circuito por antecipação, o carioca Bernardo Lipschitz perdeu para o paulista André Vidaller por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1. Vidaller terá pela frente na luta pelo título do Master o mineiro Gabriel Dias, que superou o paulista Victor Martins por 6/4 e 6/1. No feminino a final será entre as paulistas Flávia Borges e Mariana Sonnervig.
O carioca Vitor Galvão e o joseense Bruno Sant’Anna decidirão o título dos 12 anos masculino, enquanto entre as meninas da mesma categoria a disputa será entre a carioca Karen Ching e a gaúcha Martina Yurgel.
Antes de chegar ao Rio de Janeiro, o circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro passou por Joinville, Itajaí, Vitória, Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cuiabá e Florianópolis. O circuito Unimed é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e o apoio de Head/ Penn – Brasil, Revista Tennis View, CBT, Federação de Tênis do Rio de Janeiro e Clube dos Caiçaras.