São José dos Campos (SP) – Tenistas de quatro estados disputam neste domingo as finais da sexta etapa do circuito Unimed infanto-juvenil brasileiro, que acontece em São José dos Campos, interior de São Paulo. São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul estarão representados nas partidas decisivas da competição, que acontecem neste domingo a partir das 10h no Clube de Campo Santa Rita. Os paulistas são maioria no último dia do torneio, com dez finalistas.
Número 4 do país e cabeça-de-chave 1 do torneio, o paranaense Moacir Santos confirmou seu favoritismo e venceu o paulista Victor Vaz por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/1. Campeão das etapas de Itajaí e São Paulo do circuito Unimed 2005, o tenista lutará pelo terceiro título da temporada contra o paulista Edésio Semençato.
– Apesar das parciais, o jogo foi difícil, eu tive que partir para cima o tempo todo e ser bem agressivo para ganhar os pontos. Saquei bem melhor do que na partida pelas quartas-de-final e isso foi muito importante, mas acho que o Victor também não jogou tão bem quanto poderia – analisou Moacir.
Nos 18 feminino, a cabeça-de-chave 1 Stephanie Vieira, do Rio Grande do Sul, teve trabalho para conquistar a vaga na final da etapa. Ela derrotou a paulista Isabela Kulaif por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2. Sua rival na decisão será a paulista Laís Ogata, que derrotou a conterrânea Lara Rafful, de apenas 15 anos, por 2 sets a 0 (7/5 e 6/2).
Líder do ranking nacional dos 16 anos, Fernando Romboli superou Danilo Ferraz por 6/1 e 7/6 (7/4) e assegurou seu lugar na final. Seu rival será o também paulista Ivan Castro, que venceu Henrique Cunha por 6/2 e 6/4. No feminino, a briga pelo troféu da etapa será entre as paulistas Nathalia Rossi, número 1 do Brasil, e Gabriela Rangel.
Dono de dois títulos no circuito Unimed 2005, o carioca Bernardo Lipzschitz, primeiro cabeça-de-chave do torneio, fará a final da categoria 14 anos contra o paulista André Vidaller. Entre as meninas, a primeira favorita também estará na decisão: a paulista Flávia Borges enfrentará Mariana Sonnervig, também de SP. Neste sábado ela superou a tenista da casa Maria Cláudia Sant’Anna, sua parceira de dupla e cabeça 2 da competição, por 6/3 e 7/5.
– Deu tudo certo para mim nesta semifinal, cheguei em todas as bolas e acertei tudo, foi um jogo muito bom – disse Flávia. – Já enfrentei a Mariana e conheço o jogo dela, acho que vai ser uma final bem equilibrada.
O Rio de Janeiro estará representado nas duas finais da chave dos 12 anos. No masculino, Victor Galvão enfrentará o paulista Pedro Oliveira, enquanto no feminino Karen Ching terá pela frente a paranaense Rafaela Miller. Galvão, segundo pré-classificado do torneio, superou na semifinal o cabeça 1 da chave, o tenista da casa Thiago Pinheiro.
O circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e o apoio de Head/ Penn ˆ Brasil, Revista Tennis View, Clube de Campo Santa Rita, SCA – ambientes planejados, Hotéis Novotel e Íbis, CBT e Federação Paulista de Tênis. Penn é a marca da bola oficial do circuito.
Resultados deste sábado:
12 anos feminino:
Karen Ching (RJ) v. Luisa Ortiz (RJ) – 7/5 6/2
Rafaela Miller (PR) v. Nathaly Kurata (SP) – 6/2 6/2
12 anos masculino:
Pedro Oliveira (SP) v. Matheus Costa (SP) – 6/4 6/2
Victor Galvão (RJ) v. Thiago Pinheiro (SP) – 6/3 6/0
14 anos feminino:
Flavia Borges (SP) v. Maria Sant’Anna (SP) – 6/0 6/2
Mariana Sonnervig (SP) v. Thais Xavier (RS) – 6/3 7/5
14 anos masculino:
Bernardo Lipischitz (RJ) v. Bruno Porto (SP) – 6/0 7/5
Andre Vidaller (SP) v. Acyr Figueiredo (MA) – 6/2 6/3
16 anos feminino:
Nathalia Rossi (SP) v. Ana Ferreira (SC) – 6/1 6/2
Gabriela Rangel (SP) v. Gabriela Braga (SP) – 6/3 6/4
16 anos masculino:
Fernando Romboli (SP) v. Danilo Ferraz (SP) – 6/1 7/6 (7/4)
Ivan Castro (SP) v. Henrique Cunha (SP) – 6/2 6/4
18 anos feminino:
Lais Ogata (SP) v. Lara Rafful (SP) – 7/5 6/2
Stephanie Vieira (RS) v. Isabela Kulaif (SP) – 4/6 6/3 6/2
18 anos masculino:
Moacir Santos (PR) v. Victor Vaz (SP) – 6/1 6/1
Edesio Semençato (SP) v. Victor Melo (PR) – 6/7 (4/7) 7/6 (7/2) abandono