Cabeças de chave 1 da etapa universitária da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário no Rio de Janeiro, Felipe Lemos (PUC) e Joana Cortez (Estácio de Sá) confirmaram o favoritismo e conquistaram o título da competição neste domingo, na Fazenda Clube Marapendi. Além do troféu, os dois faturaram uma bolsa de estudos e treinamento na academia Sanchez-Casal, em Barcelona, o cobiçado prêmio do torneio que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento técnico dos tenistas aliado à educação formal.
Ex-tenista profissional e dona de duas medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, Joana Cortez, principal candidata ao título, usou a maior experiência para derrotar na final Carolina Teixeira (PUC) por 6/2 e 6/0. Aos 31 anos e há três longe das competições profissionais, Joana comemorou a conquista e aceitou com bom-humor o posto de líder da “excursão” à Espanha – os 32 campeões das quatro seletivas regionais viajarão juntos para Barcelona na segunda quinzena de julho.
“Devo ser a mais velha do grupo, então vou acabar virando a ‘tia Joana’ mesmo, não tem problema”, brincou a campeã, estudante de Comunicação Social. “Foi um torneio muito bacana, acho uma iniciativa importante unir esporte e educação. A experiência acabou me dando certa vantagem na final de hoje e consegui uma boa vitória. Estou muito feliz com esse resultado, é sempre gratificante conquistar um título”.
Lidar com os jogadores mais jovens que irão a Barcelona não será novidade para Joana, que comanda um projeto no Rio de Janeiro voltado para a prática de tênis nas escolas. A ex-tenista leva o esporte a alunos de duas escolas na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, primeiros focos do trabalho, e pretende continuar dividindo seu tempo entre o projeto, os torneios de beach tênis e, claro, os estudos.
“É importante trazer as escolas para o esporte, incentivar essa relação e mostrar que é possível conciliar os estudos e as competições. A Copa Itaú está passando pelo Rio pela primeira vez e acredito que já esteja mostrando resultados. Não tenho dúvidas de que na próxima edição vai haver uma participação ainda mais ativa das instituições de ensino. É um primeiro passo muito importante que está sendo dado”, diz Joana.
Felipe Lemos, que ocupa a 479ª posição no ranking mundial de simples, conquistou o troféu sem precisar entrar em quadra: seu rival, Felipe Russo (PUC), sentiu-se mal e não disputou a final. Apesar de não ter suado a camisa para chegar ao título, o estudante de Administração comemorou seu desempenho no torneio e festejou a chance de conhecer a academia Sanchez-Casal.
“Vai ser uma experiência legal, sempre temos o que aprender, não importa em que fase da carreira estejamos”, diz Felipe. “Fiz um bom torneio. Infelizmente não houve a disputa da final, o Felipe passou muito mal e não conseguiu entrar em quadra para a partida, mas acho que mereci o título pelo que mostrei ao longo da competição”.
O ex-nadador e atleta olímpico Cyro Delgado, presidente do Conselho Estadual de Desportos, prestigiou a final da categoria Universitária e participou da cerimônia de premiação dos campeões e vice-campeões da seletiva carioca da Copa Itaú.
“Como ex-atleta e amante do tênis, fico muito feliz por ver uma competição tão bem sucedida como esta acontecendo aqui. Fizemos questão de trazer o torneio para o Rio de Janeiro e queremos continuar incentivando a realização de grandes eventos de tênis na cidade para fortalecer o esporte e garantir que ele ocupe a posição de destaque que merece. Esse tipo de competição é importante porque oferece o reconhecimento ao mérito dos que participam e atrai novos praticantes. Em nome do Governo do Estado e especialmente da secretária de Turismo, Lazer e Esportes, Márcia Lins, garanto que faremos de tudo para que o tênis tenha cada vez mais espaço no Rio de Janeiro de olho nos Jogos Olímpicos de 2016”, disse Delgado.
Ao lado de Joana e Felipe, Vitor Leal (Esc. Mod. Campos) e Nicole Souza (Anglo-Americano), campeões da categoria 12 anos; Lucas Biato (Palas) e Ingrid Martins (Escola Parque), da categoria 14 anos; e Pietro Jordão (Anglo-Americano) e Juliana Gonçalves (Braga Carneiro), da categoria 18 anos, receberam neste domingo seus troféus e carimbaram o passaporte para a viagem à Espanha.
Além de premiar os campeões das chaves de simples com a viagem e todas as despesas pagas, a Copa Itaú ofereceu um troféu à melhor escola e à melhor universidade do estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No Rio de Janeiro, o Anglo-Americano e a PUC foram as instituições campeãs.
Clínica de Tênis – Encerrando em grande estilo a passagem da Copa Itaú pelo Rio de Janeiro após quatro semanas de disputa pelos títulos das categorias 12, 14, 18 anos e Universitária, o ex-capitão do Brasil na Copa Davis, Ricardo Acioly, comandou uma clínica de tênis gratuita reunindo dezenas de praticantes e amantes do tênis.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico aliado à formação intelectual dos tenistas por meio dos estudos, a Copa Itaú reuniu no Rio jogadores matriculados em instituições de ensino público e particular em quatro categorias com inscrições gratuitas ao longo de todo o mês de maio.
Formato de sucesso comprovado em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia a dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo a compreensão da necessidade de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Entre os ídolos do tênis que aprovam a ideia e trazem no currículo a experiência de quem já foi aluno-atleta estão John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe entre muitos outros.
Inscrições gratuitas beneficiaram atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis foi o fato de a competição beneficiar alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.