Porto Alegre (RS) – Com sotaque bem paulistano, Nataly Kurata reproduz o mantra que mentaliza para si mesma nos momentos difíceis das partidas, que colocou em prática diante da gaúcha Gabriela Cé, na final dos 14 anos da quinta etapa da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2007, encerrada neste domingo (28/10), no Petrópole, em Porto Alegre. “Calma. Não posso ficar brava; senão caio no buraco”, repetia. Em pelo menos duas ocasiões em que o jogo agressivo de Gabriela, de constantes subidas à rede – no primeiro set, quando abriu 2/0, e no segundo, ao quebrar o serviço de Nataly e confirmar o próprio, contabilizando 3/2 – exigiu auto-controle nipônico. “Ela errou menos do que eu”, resumiu Gabriela, desconsolada, depois da derrota por 6/2 e 6/3.
Na versão masculina dessa categoria, o técnico Clóvis Bueno guardou distância da quadra 5, onde Karue Sell e Mário Littieri disputavam o título. Treinador do Instituto Tênis (IT), equipe de ambos os finalistas, Bueno não viu Mário ganhar por 6/3 6/1. Preferiu assistir a outra integrante do time do IT, Flávia Bueno, na decisão dos 16 anos. Só que diante da amiga Maria Cláudia Sant’Anna – a dupla costuma dividir os quartos nos hotéis durante as competições –, Flávia não resistiu. Perdeu por 6/2 e 6/1. Pudera, a própria Maria Cláudia considerou que esteve muito bem neste domingo de sol e céu azul. “Fiz tudo certo. Saquei bem, e a Flávia não jogou tão bem”, analisou a campeã, pouco depois de contar aos pais, os médicos Nivaldo e Stella, que moram em São José dos Campos, sobre a vitória.
Nos 12 anos, a brincadeira era de que os tenistas estavam se preparando para o Ironman – a disputa havaiana de resistência no triatlo que define o homem e a mulher de ferro. No feminino, a paulista Beatriz Maia precisou de quase duas horas para superar a gaúcha Vitória Antoniazzi por 6/3, 3/6 e 6/0. No masculino, o jogo durou ainda mais. Só depois de três horas e 40 minutos, o baiano Silas Cerqueira pôde comemorar. Atirou-se na quadra ao, finalmente, fechar 5/7, 7/5 e 6/3. “No final, a gente já estava muito cansado. Prevaleceu a raça”, contou Silas, que só vai completar 12 anos em janeiro de 2008.
Dentro do objetivo de disputar mais torneios nos 18 anos, a gaúcha Raquel Piltcher, 16, entrou solta para a final contra a paulista Flávia Picanço. “Sem responsabilidade, saquei bem e fui várias vezes à rede”, explica a pelotense de cabelos castanhos e olhos verdes, que impôs duplo 6/2.
Sob o sol do meio-dia, o gaúcho David Cavalcanti e o paranaense Gustavo Andrade torciam as camisetas à beira da quadra. Na final dos 16 anos, David manteve a regularidade, foi mais consistente e ganhou por 6/4, 4/6 e 6/3. O próximo desafio é o Porto Alegre Tênis Open, de 12 a 18 de novembro, Future que será disputado no clube de David, o Grêmio Náutico União. “Vai aumentar a responsabilidade”, admite.
Nos 18 anos, houve uma batalha entre gaúchos que consumiu cerca de três horas. Acostumados a se enfrentar desde a categoria 10 anos, Eduardo Dischinger levou a melhor sobre Guilherme Clezar, na Credicard, vencendo-o por 3/6, 7/6 (4) e 7/5.
Agora, os oito primeiros em cada categoria vão disputar o Máster, de 7 a 10 de novembro, em São Paulo. Os primeiros da temporada ganham como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500, além de uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal, uma das mais respeitadas da Europa e do mundo.
A temporada de 2007 da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup teve início na cidade de Santos (SP), passando por Itajaí (SC), Curitiba (PR) e Brasília (DF).
A Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2007 é uma realização da Try Sports, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard e o apoio de Dunlop – a bola oficial – a, Olympikus – a marca esportiva oficial – , Academia Sánchez-Casal, Unimed Seguros, BandSports, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Também apóiam esta quinta etapa a Federação Gaúcha de Tênis e o Petrópole Tênis Clube.
Resultados finais
12 anos
Beatriz Maia (SP) d. Vitória Antoniazzi (RS) 6/3 3/6 6/0
Silas Cerqueira (BA) d. Lorenzo Tagliari (ES) 5/7 7/5 6/3
14 anos
Nataly Kurata (SP) d. Gabriela Cé (RS) 6/2 6/3
Mário Littieri (SC) d. Karue Sell (SC) 6/3 e 6/1
16 anos
Maria Cláudia Sant’Anna (SP) d. Flávia Bueno 6/2 e 6/1
David Cavalcanti (RS) d. Gustavo Andrade (PR) 6/4 4/6 6/3
18 anos
Raquel Piltcher (RS) d. Flávia Picanço (SP) 6/2 6/2
Eduardo Dischinger (RS) d. Guilherme Clezar (RS) 3/6 7/6 (4) 7/5