Santos (SP) – Os principais favoritos da primeira etapa da Credicard CitiMasterCard Junior’s Cup 2008 garantiram presença na decisão dos 12, 14, 16e 18 anos – masculino e feminino. As finais serão realizadas nestedomingo, no Tênis Clube de Santos, a partir das 8h30.
O paulista Renato Terra superou o qualifying, as dores no quadril e umavirose para chegar à final. “No começo do torneio eu fiz bastantefisioterapia e joguei com dores no quadril. Depois de passar o quali eupeguei uma virose e quase desisti de jogar”, contou. Na semifinal contrao mineiro Leandro Ribeiro, Terra marcou 6/4 e 6/3. “Eu perdi as últimasquatro partidas para ele, mas hoje joguei pra caramba e saquei muito bem”,conclui. Na decisão, o paulista encara o favorito carioca Carlos Severino,que eliminou o paulista Vitor Manzini, parciais de 6/2 e 6/4.
No feminino, Giovanna Portiolli, cabeça-de-chave 2, obteve a classificaçãoa final ao superar a paulista Barbara Gueno por duplo 6/1. Sua adversária na grande final é a paulista Nataly Kurata, que venceu a gaúcha MartinaTrierweiller em três sets, parciais 6/4, 6/7(1) e 6/4. Nos 16 anos masculino, a última esperança da torcida local Matheus Bacelarfoi derrotada pelo paranaense Valentin Gonçalves por duplo 7/5. Na final,o tenista do Paraná enfrenta o paulista sexto favorito João Sorgi quederrotou Bruno Sant’anna (SP) por 6/1 e 6/3.
Entre as meninas, a principal favorito Priscilla Garcia, do Paraná, venceu a sergipana Ana Oliveira por duplo 6/4. “Foi um jogo bem disputado, mas eu fui melhor nashoras importantes e errei menos”, disse. Em busca do título ela enfrenta acarioca Sabrina dos Reis, que ganhou jogo disputado contra a paulistaNatália Melibeu, parciais de 6/4, 1/6 e 6/0. A paulista Beatriz Maia foi a primeira a garantir vaga na final nos 14anos feminino ao superar a gaúcha Vitória Antoniazzi por 6/3 e 6/0. Comapenas 11 anos a tenista ainda não perdeu sets na competição. “Joguei muito bem. Meus jogos com ela sempre muito difíceis, mas hoje deu tudocerto para mim”, disse. “Foi o meu dia”, comemorou. A busca pelo título será contra a paranaense Leciane Silva, que veio do qualifying e vai àbusca da sétima vitória na manhã deste domingo. “Hoje foi bem difícil”,contou. “Estou cansada e vou precisar jogar melhor do que em todo o torneio para ganhar a sétima vitória”, completou. Neste sábado ela venceua conterrâne a Fernanda Amaral por 6/1 e 7/5.
O cearense Thiago Monteiro surpreendeu o segundo favorito dos 14 anos,Higor Silva, de Minas Gerais, parciais 6/2 e 6/0. Monteiro comemorou aquinta decisão na temporada. “Joguei muito bem e concentrado. Amanhã voujogar para ganhar”, garantiu. Na final, ele enfrenta o paranaense GustavoCastro, que ganhou do conterrâneo Felipe Garla por 6/3 e 6/2. O principal cabeça-de-chave na categoria 12 anos, Silas Cerqueira, da Bahia, confirmou o favoritismo e está na decisão. O tenista passou pelo paulista Osni Santos Jr. por duplo 6/4 e enfrenta o paulista segundofavorito Antonin Haddad, que venceu o mineiro Thiago Souza por 7/5 e 6/4.Serqueira ficou satisfeito com a sua atuação. “O torneio está forte, maseu estava me sentindo bem e esperava por este resultado”, contou.
Na chave feminina dos 12 anos , Luana Trautwein, pupila de Larri Passosestá na final da competição. Ela venceu Isabella Camargo pro 6/4 3e 6/3 eagora enfrenta Letícia Vidal, de São Paulo, que marcou 6/2 e 6/3 sobre apaulista Mariana Humberg.
O Circuito – A etapa de Santos da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cuptermina no domingo, dia 2 de março. Do litoral paulista, a disputa seguepara Campinas (SP), Uberlândia (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS),até retornar a São Paulo para o Master, que reúne apenas os oito melhorestenistas das etapas classificatórias, em cada categoria. O circuito Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008 é uma realização daTry Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard Citie da MasterCard, além do apoio da academia Sanchez-Casal, da Dunlop – abola oficial, da Unimed Seguros, Olympikus – a marca esportiva oficial, daConfederação Brasileira de Tênis e da Revista Tennis View. A primeiraetapa também recebe o apoio do Tênis Clube de Santos, A Tribuna, AtlanticoHotel e Federação Paulista de Tênis