Santos (SP) – Os favoritos ao título da chave masculina da categoria 16 anos venceram na estreia e nesta sexta-feira voltam à quadra para a disputa das oitavas-de-final da terceira etapa do Circuito Seguros Unimed de Tênis. O torneio acontece até o dia 15 de agosto no Tênis Clube de Santos, onde serão conhecidos os campeões das categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino.
O paulista Alexandre Albarici, primeiro pré-classificado dos 16 anos, derrotou na tarde desta quinta-feira o paulista Murilo Basso por 2 sets a 0, parciais de 7/5 6/2. “Comecei errando muitas bolas, um pouco sem ritmo, porque estou há mais de um mês sem jogar”, avaliou o tenista de 15 anos, que alcançou as semifinais na etapa de S. José do Rio Preto do Circuito, em junho, e que vai enfrentar o paulista Caio Martins por uma vaga nas quartas. “Adoro jogar aqui em Santos. A bola não anda muito, o que facilita na hora de soltar o braço”, concluiu Albarici.
O piracicabano Eduardo Lavoura, cabeça-de-chave 2 da categoria, venceu na estreia, por 6/1 6/3, o paulista Arthur Almeida de Andrade e já está nas quartas: ele contou com um duplo WO entre Leonardo Telles e Guilherme Tomazelli na primeira rodada e não vai precisar jogar as oitavas. “Estava meio nervoso no começo do jogo, como sempre acontece na estreia, mas mantive a calma depois e consegui vencer. Essa folga nas oitavas é muito boa. Vou aproveitar para descansar”, disse o tenista, que teve como melhor resultado do ano o título na segunda etapa do Circuito Paulista.
A programação desta sexta-feira reservou para o público santista a estreia de muitos cabeças-de-chave, que saíram de bye e passaram direto para a segunda rodada. É o caso das paulistas Ana Farinha e Thaisa Pedretti e do santista Igor Schattan nos 12 anos, da gaúcha Ana John e da paulista Gabriela Alves na categoria 14 anos, de Marie Decamps (SP) e Luisa Rosa (RS) nos 16 anos, e de Daniel Bustamante, Rodrigo Queiroz, Giovanna Tomita e Marina Pereira, nos 18 anos.
Circuito e Prêmio – Lançado em 2000, com etapas apenas no sul do País, o Circuito Seguros Unimed de Tênis ganhou abrangência nacional em 2004, quando passou a ser organizado pela Try Sports. Os atletas que encerrarem a temporada na liderança do ranking do circuito, em cada categoria, serão premiados com a viagem e uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500. Este é o segundo ano consecutivo que a cidade de Santos recebe uma etapa da competição. O torneio conta pontos para o ranking nacional e seu calendário ainda prevê a realização de outras duas etapas, em 2010.
A 11ª edição do Circuito Seguros Unimed de Tênis é realizada e patrocinada pela Seguros Unimed e Unimed, com o co-patrocínio do Banco Cruzeiro do Sul, Asics – a marca esportiva do circuito -, IDTC – International Development Tennis Center -, da Segurviaje Mapfre, Pepper e o apoio da Revista Tennis View, Try Floor Pisos Esportivos e da Confederação Brasileira de Tênis. A segunda etapa também recebe o apoio do Atlântico Hotel, do Tênis Clube de Santos e da Federação Paulista de Tênis. O site oficial do evento é o www.trysports.com.br.
CIRCUITO SEGUROS UNIMED DE TÊNIS 2010
Tenistas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino
3a etapa – de 12 a 15 de agosto, no Tênis Clube de Santos (Rua Minas Gerais, 37 – Boqueirão – Santos/ SP – 13 32288100)