Jovens e adultos de diversas regiões do Paraná se revezam em quadra na disputa da etapa Universitária da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário que teve início na sexta-feira (02), no Clube do Tênis, em Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba. Atletas iniciantes e até os mais experientes procuram dar o melhor a cada jogo em busca do título, que garante ao vencedor de simples uma bolsa com um curso de idiomas e carimba o passaporte para Barcelona (ARG) com direito a treinamento num dos mais conceituados centros de tênis do mundo, a Academia Sanchez-Casal.
Um novo olhar para o esporte. A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário cria um clima de integração entre os participantes, que passam a focar não somente no seu jogo, mas também na torcida para o seu colega da escola ou universidade, para que juntos possam somar mais pontos para a sua instituição, que também poderá subir no pódio.
Luiz Deneka, aluno de administração pela FAE, garantiu a classificação para a semifinal que será disputa neste sábado (03), ao vencer Joelson da Rosa (Unibrasil) pelo placar de 6/1 6/0. “Entrei mais aquecido do que no primeiro jogo do dia. A disputa foi diante de um adversário desconhecido, por isso procurei jogar com mais atenção”. Ele ainda disse que é uma grande oportunidade poder participar de um torneio como este. “É uma experiência nova. Recebo muito apoio da minha faculdade tanto para estudar como para praticar o tênis. Eles me incentivam, e a melhor forma de valorizar é retribuir esse apoio realizando bons jogos”, fala Deneka, que foi vice-campeão no ano anterior.
O outro aluno da FAE, Valter Mori, campeão na edição passada pela categoria universitária, venceu na última sexta-feira (02), o estudante da Unibrasil Ricardo Bugai pelo placar de 6/1 6/0, e joga neste sábado as quartas-de-final, em busca de uma vaga para a semifinal. “A minha estreia foi tranquila. Controlei a partida do começo ao fim, impondo o meu ritmo. Agora a minha estratégia é pensar jogo por jogo, procurar entrar concentrado para chegar na final e disputar o titulo”, diz. Mori ainda elogia a iniciativa da Copa Itaú de Tênis. “É uma iniciativa perfeita, que permite ver a vida no esporte, mesmo você estudando. Um grande exemplo para que as outras empresas possam se espelhar e promoverem o crescimento do esporte no País, não somente no tênis, mas que ajudem na evolução de todas as modalidades esportivas”, finaliza.
As universitárias da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Lorena Gargaro e Amanda Teixeira foram vice-campeãs de duplas. Elas participaram pela primeira vez de uma competição entre instituições de ensino. “Foi uma experiência diferente e muito boa, além de ser um incentivo para os universitários, que após o juvenil só podem competir nos jogos de classes”, revela Lorena. Para Amanda o prêmio a motivou a participar da disputa. “Normalmente as competições oferecem somente troféus como premiação. A expectativa de ganhar uma viagem para treinar lá fora, me atraiu”. No jogo de duplas, elas perderam a final para Ana Santos (UTPr) e Ana Paula Barros (Unibrasil) pelo placar de 6/4 7/3.
A decisão masculina de duplas foi entre a dupla da FAE, Valter Mori/Luiz Deneka e a dupla da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Hopker/Vitor Bourguignon. Em partida bastante equilibrada, a vitória foi conquista por Mori e Deneka, pelo placar 6/3 7/5.
Larissa Miura, da UFPR e Ana Santos estão na final feminina que será disputada na próxima segunda-feira (05), a partir das 10 horas. A vaga para a final foi conquistada por Larissa ao vencer Amanda Teixeira por 6/0 6/2. Ana Santos se classificou ao ganhar a semifinal diante de Lorena Gargaro por duplo 6/2.
Neste sábado (03), a etapa Universitária prossegue com os jogos das quartas-de-final e semifinal masculina a partir das 9 horas.
PREMIAÇÃO:
Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário premiará 32 estudantes com uma bolsa de curso de idiomas e treino de tênis na sede de Barcelona da Academia Sanchez-Casal, fundada pelos destaques do tênis espanhol Emilio Sanchez e Sergio Casal. Os contemplados serão selecionados em competições estaduais realizadas no primeiro semestre do ano, no Paraná, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.
Com inscrições gratuitas, a Copa Itaú de Tênis Escolar eUniversitário é direcionada exclusivamente a estudantes de instituições de ensino público e particular dos Estados em disputa.
PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DE LESÕES – Em todas as etapas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010, tenistas, pais, técnicos, profissionais da área de saúde e demais interessados terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo Dr. Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia) e Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, além de ter sido eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010.
CLÍNICA DE TÊNIS – Cada seletiva da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 terá clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área.
Para se inscrever na Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 basta acessar o site da Try Sports – www.trysports.com.br, fazer o download da ficha de inscrição e seguir as orientações especificadas na página. O regulamento da competição também está disponível no site www.trysports.com.br.
Para mais informações, ligue para (11) 5093-9312.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
CRONOGRAMA DE JOGOS
PARANÁ
Local: Clube do Tênis (Curitiba/ PR)
Informações: pr@copateniseu.com.br
Fax: (41) 3254-3930
categoria 12 anos – de 25 a 29 de março – inscrições encerradas
categoria universitário – de 01 a 05 de abril – inscrições encerradas
categoria 14 anos – de 08 a 12 de abril – inscrições encerradas
categoria 18 anos – de 14 a 18 de abril – inscrições até o dia 7 de abril de 2010
RESULTADOS DE SEXTA-FEIRA – DIA 02 DE ABRIL
MASCULINO
16ª
Everton Siqueira (UFPR) d. Ricardo Bugai (Unibrasil) 7/6 6/2
Ronaldo T.Costa (UFPR) d. Luiz F.Paula (Positivo) w/o
Joelson da Rosa (Unibrasil) d. André L.S.Soares (Dom Bosco) 6/0 6/1
Bruno F.Paz (Unibrasil) d. Arthur B.T.Silva (UFPR) 6/0 6/1
Lucas C.R.Godoy (UFPR) d. Fernando G.Gogola (PUCPR) w/o
Oitavas
Valter Mori Filho (FAE) d. Ricardo Bugai (Unibrasil) 6/1 6/0
Mauricio Virmond (UFPR) d. Laércio Guimaräes (FAE) 1/6 6/4 10/7
Luiz Paula (Positivo) d. Rafael Mulinari (UFPR) w/o
Ricardo Hopker (UFPR) d. Danilo Alves (UFPR) w/o
Luiz Deneka (FAE) d. Vitor Bourguignon (UFPR) 6/3 6/0
Joelson da Rosa (Unibrasil) d. Alexandre Zorning (FAE) W/O
Bruno Ferreira (Unifae) d. Bruno Paz (Unibrasil) 6/2 6/1
Lucas Godoy (UFPR) d. Fernando Torres (Puc-PR) W/O
Quartas-de-final
Luiz Deneka (FAE) d. Joelson Rosa (Unibrasil) 6/1 6/0
FEMININO
QUARTAS-DE-FINAL
Larissa Miura (UFPR) d. Ana Paula R. Barros (Unibrasil) 6/0 6/1
Amanda C.Teixeira (UEM) d. Marina Caldart (PUCPR) W/O
Ana Victória S.Santos (UTPr)d. Fernanda Estrazulas (Unibrasil) W/O
Lorena L.Gargaro (UEM) d. Anna C.Caldart (UFPR) 6/2 6/2
SEMIFINAL
Larissa Miura (UFPR) d. Amanda Teixeira (UEM) 6/0 6/2
Ana Victória Santos (UTPr) d. Lorena Gargaro (UEM) 6/0 6/0