Campinas (SP) – A etapa de Campinas do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, que está sendo disputada pela primeira vez nas quadras de saibro da Sociedade Hípica da cidade, já conhece seus primeiros semifinalistas. Nas categorias 12 e 14 anos masculino e feminino prevaleceram os principais favoritos, que voltam à quadra neste sábado, a partir de 10h, para brigar por vagas na grande decisão do torneio.
Cabeça-de-chave dos 12 anos feminino e número 2 do Brasil, a carioca Karen Ching abriu a rodada em grande estilo, superando a paulista Manoela Chiacchio por duplo 6/0. Ching terá como rival na semifinal a paranaense Priscila Garcia. Segunda pré-classificada, Martina Yurgel, do Rio Grande do Sul, também avançou ao derrotar a paulista Mariana Rangel por 6/3 e 6/0. Yurgel enfrenta a paulista Nathaly Kurata em busca da classificação à final.
Nos 12 anos masculino, Matheus Costa e Thiago Pinheiro, cabeças 1 e 2 da competição, também deram mais um passo rumo ao título. Costa derrotou o catarinense Marcos Landerdahl por 6/3 e 6/2 e tem encontro marcado neste sábado com Bruno Sant’Anna, terceiro favorito da chave. Já Thiago superou o irmão mais novo, Vitor Pinheiro, de 11 anos, por 5/7, 7/6 (7/2) e 6/3, e agora enfrenta o paulista João Pedro Sorgi.
Um dos poucos favoritos eliminados na rodada foi o mineiro Gabriel Dias, cabeça-de-chave número 2 dos 14 anos masculino. Ele foi superado por João Vitor Fernandes, de Mato Grosso, por 7/6 (7/2) e 6/3, e deu adeus à competição. João Vitor luta pela vaga na decisão contra o paulista Bruno Porto. Na outra semifinal, o duelo é entre Lucas Gobbi e Victor Martins, ambos de São Paulo.
– Foi um jogo muito difícil, comecei um pouco desconcentrado e fui me encontrando aos poucos em quadra. A partir da metade do primeiro set acho que joguei bem e consegui a vitória – disse João Vitor, campeão da etapa do Circuito Unimed em Itajaí. – Acho que se eu conseguir jogando desta maneira posso obter um bom resultado aqui em Campinas também.
A rodada da categoria 14 anos feminino confirmou o favoritismo da paulista Flávia Borges, que conquistou outra vitória tranqüila no torneio, desta vez sobre a paulista Isadora Busch, por duplo 61. Flávia volta a quadra para enfrentar a paranaense Giovanna Portiolli. Em outra partida das quartas-de-final, a paranaense Isabela Miro derrotou a catarinense Mariel Maffezzolli por 6/4 e 6/1 e agora enfrenta a paulista Maria Sant’Anna pela vaga na final.
As categorias 16 e 18 anos masculino terão rodada dupla nesta sexta-feira para definir os semifinalistas da etapa. Também serão decididas no quinto dia de competição as classificadas à semifinal dos 16 e 18 anos feminino.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil brasileiro 2005 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e o apoio de Head/ Penn – Brasil, CBT, Revista Tennis View, Federação Paulista de Tênis e Sociedade Hípica de Campinas. Penn é a marca da bola oficial do circuito.