O espanhol Albert Ramos é o novo campeão da categoria 18 anos do 36o Sabesp Banana Bowl. Na quadra central do Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos, ele superou o brasileiro Fernando Romboli em dois sets, parciais de 6/2 e 6/0 e se tornou, neste domingo, o primeiro tenista da Espanha a conquistar o título de um dos nove maiores torneios juvenis do mundo.
“Estou muito contente com esse título, ainda mais por ser um país com tantos jogadores bons e eu ser o primeiro. Realmente estou muito contente”, disse Ramos.
Ramos ocupa a atual 107a posição no ranking ITF de 18 anos e neste início de temporada decidiu treinar forte para entrar no seleto grupo dos melhores juvenis do mundo, começando pelo 36o Sabesp Banana Bowl.
“Me preparei muito para este torneio, fiquei 10 dias treinando forte para tentar um bom resultado e consegui. Acho que o brasileiro estava um pouco nervoso, é muito difícil jogar com tanta gente incentivando, mas eu fiz uma boa partida, errei muito pouco”, disse Ramos que vai ganhar 250 pontos no ranking mundial de 18 anos.
Pelo segundo ano consecutivo o Brasil tem um representante na final masculina de 18 anos, a principal categoria juvenil antes do profissionalismo. A grande maioria dos ex-campeões do Banana Bowl chegou ao topo do ranking mundial da ATP e, por este motivo, a expectativa de ver um brasileiro levantando o troféu, muitas vezes diminui as chances de vitória.
Diante de uma quadra central lotada por dois mil torcedores, o brasileiro Fernando Romboli, não conseguiu mostrar o tênis que apresentou durante toda a semana, quando entrou para a história da competição, ao passar de lucky loser a finalista. Depois de eliminar diversos favoritos, o brasileiro, que disputa seu primeiro ano na categoria 18, não conseguiu vencer o experiente espanhol.
Ainda não foi dessa vez que o Brasil acabou com o jejum de títulos que já dura 25 anos (o último foi Eduardo Oncins em 1981).
“Estou satisfeito com minha campanha nesta semana, mas muito frustrado por não ter vencido. Não acho que tenha sentido a pressão. Dá um frio na barriga antes, mas como em todos os jogos. Faltou entrar mais intenso, atacando mais.Não entrei no jogo deste o começo e deixei ele abrir boa vantagem. Poderia ter sido diferente, mas cometi muitos erros e ele acertou quase tudo. Teria sido muito legal ganhar, mas estava mais preocupado em jogar bem”, falou Romboli.
Sensação francesa vence disputa feminina
A nova sensação do tênis francês, Alize Cornet, de apenas 16 anos, derrotou a boliviana Maria Fernanda Alvarez por 7/6(4) e 6/0 e conquistou o título dos 18 anos feminino, realizando um antigo sonho, que era vencer o Banana Bowl.
“Eu esperava por este título há muito tempo, eu adoro o Brasil e estou muito feliz por ter vencido aqui. Não joguei bem, estava nervosa, mas estou contente com meu primeiro título de um torneio nível A aqui no Brasil e espero que este título me ajude ganhar outro convite para a chave principal de Roland Garros neste ano”, disse Alize que em 2005 fez uma excelente campanha no Grand Slam francês”, disse a tenista.
O Brasil conquistou dois títulos nos 14 e 18 anos masculino.
João Vitor Fernandes, nos 14 anos, ganhou de Federico Coria(ARG), irmão mais novo de Guillermo Coria, por 7/5,1/0 e desistência, levantando o quarto troféu dele na gira Cosat.
Nos 16 anos, Fabrício Neis, convidado da organização, superou o líder do ranking sul-americano e campeão de cinco etapas anteriores do Cosat, Guido Pella(ARG), com um duplo 6/4.
Nos 14 feminino, Nataly Coronel(ARG), faturou o título ao superar Paulla Ormaechea(ARG) com 6/2 e 6/2.
Nos 16, Tatiana Bua conquistou o segundo título do país no Banana Bowl, ao ganhar de Carla Lucero(ARG) por 6/4 e 6/2.
O 36o. Sabesp Super Series Banana Bowl é uma apresentação da Cidade de São José dos Campos, uma realização da CBT com organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e José Amim Daher Eventos. O patrocínio é da Sabesp com apoio de Droga Quinze, A Esportiva, Fila, Fatal Surf, Oscar Calçados, Yazigi Internexus, Chattanooga.group e Viação Jacareí. Dunlop é bola oficial. A supervisão é de Cosat e ITF.
Campanha de Albert Ramos
1a rodada – Clint Bowles(EUA) 6/3 7/6(1)
2a rodada – Daniel Silva(BRA) 6/4 6/2
oitavas – Michal koneceny(TCH) 6/2 6/3
quartas- Fabiano Thomas(ITA) 6/0 3/6 6/3
semifinal – João Olavo Souza(BRA) 3/6 7/6(2) 6/2
final- Fernando Romboli(BRA) 6/2 6/0
Campanha Alize Cornet
1a rodada – Nazari Urbina (MEX) 6/2 6/0
2a rodada – Alessandra Akhmejanova(ARG) 6/3 6/2
oitavas – Teliana Pereira(BRA) 6/2 6/0
quartas – Andréa Vaideanu(ITA) 6/3 6/2
semifinal – Sharon Fichman(CAN) 6/4 1/6 6/1
Final – Maria Fernanda Alvarez(BOL) 7/6(4) 6/0