São José dos Campos (SP) – Considerado um dos maiores torneios de tênis infanto-juvenil do mundo, o Super Series Sabesp Banana Bowl atraiu na edição deste ano mais de 1.300 representantes de 36 paises, um verdadeiro recorde na história da competição. Para garantir o atendimento a toda essa garotada, uma equipe de 86 pessoas trabalha o dia todo nos três clubes que recebem a disputa: Clube de Campo Santa Rita, Tênis Clube de São José e Clube Luso Brasileiro.
Além dos 30 integrantes da organização, também auxiliam nesta primeira semana de jogos: 1 médico, 6 fisioterapeutas, 13 árbitros, 30 boleiros e 6 encordoadores de raquetes. Esta equipe ficará ainda maior na próxima semana, quando será dado início às partidas da chave principal das categorias 14, 16 e 18 anos – masculinas e femininas.
A chave do Bananinha, entre os tenistas dos 10 e 12 anos, já está rolando desde o dia 4 de março. Neste domingo, estrearam com vitória o cearense Thiago Monteiro e o Paulista Michel Haddad Junior, que passaram, respectivamente, pelo brasiliense Lúcio Menezes (6/2 6/3) e pelo paulista Guilherme Martins (6/2 6/4). Nesta segunda, em busca de uma vaga nas oitavas-de-final, Monteiro pega o paulista gaúcho Gabriel Friedrich, que superou o paulista Paulo Coronado (6/1 6/2); e Haddad Junior encontra com o paulista Marcelo Sapienza, que venceu o carioca Rodrigo Silva (6/4 6/2). Mais resultados estão disponíveis no site www.trysports.com.br e www.tenisvirtual.com.br.
Pré-quali – Enquanto os mais novos já estão em busca do título do Bananinha, continua a disputa do pré-quali nas categorias 14, 16 e 18 anos masculino. Enfrentando o primeiro ano na categoria 14 anos, os paulistas Matheus Costa e Bruno Sant’Anna venceram suas partidas deste domingo contra os conterrâneos Victor Martinez (6/2 6/4) e Cauê Passos (6/1 6/1), respectivamente.
Nesta terça, eles voltam às quadras em busca de uma vaga na semi: Costa enfrenta o paulista João Gabriel de Souza, beneficiado pela ausência do catarinse Lucas Campos, e Sant’Anna pega o paulista Raul Francisquiny, que marcou 6/1 6/2 sobre o conterâneo Giovani Santos. Os quatro campeões do pré-quali ganham wild card (convites) para a chave principal e os vices entram como convidados no quali.
A Cidade de São José dos Campos apresenta o 36o Super Series Sabesp Banana Bowl, uma realização da CBT com organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e José Amim Daher Eventos. O patrocínio é da Sabesp com apoio de Droga XV, A Esportiva, Fila, Oscar Calçados e Yazigi Internexus. Dunlop é bola oficial. A supervisão é de Cosat e ITF.