Rio de Janeiro (RJ) – O mais competitivo circuito mundial de campeões, o Champions Series, está de volta ao Brasil e com o mais novo dos campeões, o russo Marat Safin. De 12 a 14 de março de 2010, no Maracanãzinho, ele lutará pelo título da etapa brasileira da competição, o Rio Champions, com outros dois ex-números um do mundo, Jim Courier e Mats Wilander, o brasileiro Fernando Meligeni e os tops Mark Philippoussis, Cedric Pioline, Wayne Ferreira e Mikael Pernfors. O evento distribui, no total, US$ 150 mil em prêmios e dá ao campeão 800 pontos no ranking do Champions Series. Os ingressos já estão à venda no Ingresso Mais: www.ingressomais.com.br.
“Vai ser divertido jogar no Brasil pela primeira vez, no Rio Champions, junto com alguns dos maiores nomes da história do tênis,” disse Safin, que deixou as quadras do circuito da ATP, em novembro do ano passado, com os títulos do US Open e do Australian Open no currículo e tendo alcançado o posto de número um do mundo. Com 30 anos recém completados, Safin ainda brincou. “Será interessante mudar e voltar a ser o mais novo no circuito outra vez.”
>>> Clique aqui para acessar o site oficial do evento…
Juntos, Safin, Courier e Wilander, os ex-números um do mundo, somam 13 títulos de Grand Slam – curiosamente nenhum deles conseguiu ser campeão em Wimbledon –. Philippoussis , Pioline e Pernfors têm mais quatro vice-campeonatos na categoria e com Ferreira completam a lista de top 10 do ranking mundial que estarão no Rio, junto ao campeão Pan-Americano, Meligeni.
O Champions Series é um circuito mundial para grandes campeões do tênis com mais de 30 anos e notórios por suas conquistas, genialidades, estilos, carisma e competitividade. Diferente do ano passado, os oitos jogadores do Rio Champions competirão no formato eliminatório, com os vencedores da primeira rodada disputando as semifinais no sábado e a final, no domingo, precedida pela disputa do terceiro e quarto lugar. Os perdedores da estreia disputam uma exibição de duplas no sábado, garantindo aos fãs, a chance de ver os ídolos em ação, no mínimo, duas vezes.
Esta será a segunda vez que o circuito vem para a América do Sul e desta vez abre a temporada 2010 do Champions Series. No ano passado, o sete vezes campeão de Grand Slam, John McEnroe conquistou título, vencendo Jim Courier, bicampeão de Roland Garros e do Australian Open, na final, por 6/2 6/3.
Guga – Um dos maiores nomes do esporte brasileiro, ídolo internacional e um dos grandes rivais de Safin, já tendo duelado também com Courier, Philippoussis, Pioline, Ferreira e Meligeni, Gustavo Kuerten não poderia ficar de fora da edição 2010 do Rio Champions. O tricampeão de Roland Garros e que durante 43 semanas liderou o ranking mundial, terá uma participação especial no evento. Ele estará no Maracanãzinho nos dias 13 e 14, atuando no Kid’s Day e participando de sessões de autógrafo. “O Rio Champions teve uma grande repercussão no ano passado com o McEnroe e agora terá o Safin que é um dos caras que eu mais joguei e convivi no circuito, sem falar em todos os outros jogadores que estarão lá. Vai ser prazeroso encontrá-los novamente e principalmente participar do Kid’s Day, estando em contato com as crianças, motivando a galera e ajudando a trazer mais gente para o esporte,” disse Guga, animado com a participação no Rio Champions.
Thomaz Koch – Segundo maior nome do tênis no Brasil, o “mestre” Thomaz Koch será o anfitrião do Rio Champions 2010, participando das mais importantes ações do campeonato. Koch foi precursor de uma nova era no esporte. Jogou ao lado dos maiores ídolos da história, como Rod Laver, Arthur Ashe, Guillermo Vilas, Ion Tiriac, Andres Gimeno, Manuel Santana, Bjorn Borg, entre outros, foi quadrifinalista de Wimbledon, Roland Garros e US Open; ganhou ATPs, chegou ao 24º posto no ranking mundial e foi campeão de duplas mistas de Roland Garros, com a tenista Fiorella Bonicelli. Na Copa Davis é o brasileiro que mais confrontos disputou (44 em 16 anos) e o sétimo tenista que mais venceu em toda a história da competição entre nações (74 a 44). Gaúcho, mas residente carioca, Koch recepcionará os astros do esporte, na cidade que passou a chamar de sua.
“Me sinto honrado em poder participar e ser o anfitrião do Rio Champions, que este ano está muito forte. Ver o Safin , que acabou de sair do circuito profissional, jogar aqui, com o Pioline, que é um dos meus jogadores – tecnicamente – favoritos, com o Wilander, o Courier, o Ferreira e o Pernfors e o Philippoussis que está aí competindo na ATP, é uma satisfação. Sem falar no Fino – Meligeni – que com a garra que ele tem pode arrebentar no campeonato. Vai ser um pouco uma mistura do passado com o presente e muito competitiva. Eles todos estão competindo direto. Saíram da ATP, mas continuam jogando, só que menos vezes. A disputa vale dinheiro e pontos no ranking, então todo mundo joga sério. É uma grande oportunidade para o tênis,” comentou Koch nesta quarta-feira, no lançamento oficial do Rio Champions, no Sheraton Rio Hotel & Resorts.
O apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e a escolha da capital carioca como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, influenciaram bastante na decisão de realizar o evento, pelo segundo ano seguido, no Rio. A promoção do Rio Champions é uma parceria da InsideOut Sports and Entertainment, empresa de Jim Courier e de Jon Venison, com a dos ex-tenistas Nelson Aerts e Danilo Marcelino, a Try Sports, e a de Ricardo Acioly, R3A Sports.
“No ano passado estivemos aqui quando o Rio ainda era candidato a Sede dos Jogos Olímpicos de 2016, apoiando a candidatura e agora como sede oficial, é o momento de investirmos no esporte e contribuirmos para o desenvolvimento, trazendo estas lendas do tênis para todo mundo ver, realizando o Simpósio Internacional de treinadores, o Guga participando do Kid’s Day e com várias ações sociaas, ainda com o Thomaz, nosso ídolo fazendo parte do evento,” disse Marcelino.
“O Maracanãzinho, completamente reformado, se tornou um local muito agradável e estou certo de que o público será muito bem recebido. Ter a presença de três jogadores que foram número um do mundo no torneio também nos traz a expectativa de um grande espetáculo, que marcará o calendário de eventos da cidade do Rio de Janeiro,” comentou Acioly.
O Rio Champions 2010 é uma realização da Try Sports e da R3A Sports, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Amil, Citroën, Editora Sextante, Stella Artois, Braskem/ Quattor, SporTV, Sheraton Rio e Federação de Tênis do Estado do Rio de Janeiro. O evento integra o circuito Champions Series, que é realizado pela InsideOut, com o patrocínio da ASG – Software Solutions e Talon Air.
RIO CHAMPIONS 2010
O mais competitivo circuito mundial de campeões
12 a 14 de março – Maracanãzinho, Rio de Janeiro
www.riochampions.com.br