Campo Grande (MS) – O primeiro dia de jogos da etapa de Campo Grande do Circuito Unimed de Tênis contou a realização de 24 jogos disputados nas quadras de saibro do Rádio Clube de Campo. O destaque foi a estreia da categoria 18 anos em jogos válidos pelas oitavas-de-final da competição com as vitórias dos tenistas Igor Santos e Mateus Vasconcelos, ambos do Mato Grosso do Sul.
Santos é natural de Campo Grande e em 2008 ficou com o vice-campeonato da etapa realizada na mesma cidade. O tenista voltou a treinar em ritmo forte há mais de um mês especialmente para o torneio e se deu bem com a vitória sobre o paulista Frederico Fregonesi, parciais de 6/0 e 6/1. “Foi uma partida tranquila. Havia dado um tempo nos treinos para me dedicar ao inglês, já que vou fazer partir para o tênis universitário norte-americano, mas treinei bastante para fazer um bom resultado aqui”, contou.
Também do Mato Grosso do Sul, Mateus Vasconcellos, precisou de três sets para vencer o goiano Vinicius Ferreira, parciais de 3/6, 6/4 e 6/2. Já carioca Paulo Fernandes passou às quartas-de-final com mais tranquilidade ao vencer o brasiliense Wenderson Silva por 6/0 e 6/1. “Tenho jogado mais torneio estaduais, mas acho que posso fazer uma boa campanha. A segunda rodada vai ser mais difícil e se passar quero buscar a final”, disse.
Nos 14 anos feminino, as principais favoritas Brenda Rique, do Pará, e Suelen Abel, do Rio Grande do Sul, não tiveram problemas para vencer a primeira partida na chave disputada no sistema de grupos. A paraense Brenda derrotou Izabela Fuziy, do Mato Grosso do Sul, por 6/0 e 6/1. A gaúcha Suelen marcou duplo 6/0 contra Giovanna Vasconcelos.
A rodada desta quinta-feira marca a estreia dos principais favoritos nas categorias 12, 16 e 18 anos masculino e terá 44 jogos. Entre os destaques estão os jogos dos cabeças-de-chave 1 e 2 na categoria 18 anos, Rafael Bugiga (SC) e Gabriel Marcolino (MG).
De Campo Grande, o Circuito Unimed de Tênis 2009, que teve início na cidade de Joinville (SC), segue para Uberlândia (MG) e Goiânia (GO), até chegar a Americana, no Interior de São Paulo, para os jogos do Master. Classificam-se para o Master os oito melhores tenistas das quatro primeiras etapas, em cada categoria. Aqueles que encerrarem a temporada na liderança do ranking do circuito faturam o prêmio de “Melhores Tenistas da Temporada”, com direito a uma semana de treinamento na Argentina, oferecida pelo IDTC (International Development Tennis Center), que tem como um de seus diretores o ex-tenista profissional Pablo Alabano, semifinalista de Roland Garros em duas ocasiões. Além disso, os atletas também recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500.
A 10ª edição do Circuito Unimed de Tênis é realizada e patrocinada pela Seguros Unimed, com o apoio da Unimed Brasil, IDTC (International Development Tennis Center), Banco Cruzeiro do Sul, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis e a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos. A segunda etapa também recebe o apoio da Unimed Campo Grande, do Rádio Clube de Campo, do Bristol Exceler Plaza Hotel e da Federação Sul-Matogrossense de Tênis.