Ribeirão Preto (SP) – O ribeirão-pretano Rafael Garcia foi o dono da festa no último dia de disputa da etapa de abertura da Credicard MasterCard Junior’s Cup, que chega à sua sétima temporada em 2006. O tenista, que iniciou sua campanha no qualifying, encerrou o torneio em grande estilo ao vencer a final da categoria 18 anos e erguer o primeiro troféu do circuito diante da torcida que marcou presença no Tennis Country Club de Ribeirão Preto. Os títulos das categorias 12, 14, 16 e 18 anos ficaram nas mãos de jogadores de apenas três estados: São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
O título é o primeiro de Rafael Garcia em sua temporada de estréia na principal categoria juvenil. O anfitrião teve pela frente na decisão o xará Rafael Toledo, também representante da região (o tenista nasceu em Orlândia), num confronto surpreendente, já que ambos saíram do classificatório para chegar à final. Neste domingo, Garcia foi mais eficiente do que o rival durante toda a partida e conseguiu uma vitória com folgas: 6/1 e 6/0. O campeão, no entanto, acha que o placar não representa o que aconteceu em quadra.
– Pelas parciais parece que foi fácil, mas a partida foi bem complicada. Ele começou me atacando bastante, mas eu estava firme no fundo de quadra e contra-ataquei bem desde o início do primeiro set. Errei muito pouco e acabei vencendo por esse placar – disse Garcia, comemorando muito a vitória em casa. – Foi muito legal, todos os meus amigos estavam aqui fora me incentivando. Não senti pressão nenhuma, foi só alegria. Não sei nem dizer o que significa iniciar a temporada nos 18 anos com esse título.
Entre as meninas da categoria mais importante do torneio, Natasha Lotuffo acabou com a trajetória vitoriosa da campineira Flávia Borges. Aos 14 anos, Flávia chegou à final de seu primeiro torneio na categoria 18 anos, mas acabou perdendo para Lotuffo por 7/5 e 6/4.
O gaúcho Fabrício Neis, único representante de seu estado na final, fez bonito e derrotou o paulista Fábio Assunção por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 7/6 (7/2), pela chave dos 16 anos. O tenista abriu larga vantagem no segundo set e chegou a ter vários match points quando o placar marcava 5 a 3, mas acabou perdendo a chance de fechar a partida e só conquistou a vitória no tie-break.
– Travei na hora de fechar, fiquei um pouco nervoso. Mas logo depois coloquei a cabeça no lugar e no tie-break tentei esquecer tudo o que tinha errado antes. Comecei muito forte e consegui a vitória – disse o torcedor fanático do Internacional, que logo após a partida mudou o foco do saibro para a grama. – Agora é só pensar no jogo do Inter contra a Ulbra pelo Gauchão – brincou.
No feminino, o título ficou com a paulista Luiza Sonnervig, que derrotou a paranaense Giovanna Portiolli por 7/6 (7/2) e 6/4. Nos 14 anos anos masculino, outra campanha de sucesso foi interrompida: o campineiro João de Souza, que furou o quali e chegou à decisão, perdeu neste domingo para o paulista Augusto Laranja. Pela mesma categoria, Isadora Busch superou Isabella Assad, ambas de São Paulo, por 6/2 e 6/1. Nos 12 anos masculino, o mineiro Higor Silva, cabeça 1 do torneio, e a paranaense Mariana Bufara foram os vencedores da primeira etapa.
Depois da competição de abertura em Ribeirão Preto, o circuito Credicard MasterCard segue para outras quatro grandes cidades do país, até chegar ao Master, em São Paulo. Os oito melhores tenistas do circuito e mais um convidado, em cada categoria, brigarão pelo título de número 1 da temporada na Credicard MasterCard Junior’s Cup e pelo prêmio de R$ 1.500 oferecido aos campeões gerais. Além disso, os melhores do circuito ainda ganham uma semana de treinamento na Academia Sánchez-Casal, uma das maiores do mundo.
O circuito Credicard MasterCard Junior’s Cup 2006 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard e da MasterCard e o apoio da Dunlop – a bola oficial do circuito, Academia Sánchez-Casal, Duchas Corona – Megabanho XL, Revista Tennis View, BandSports e Confederação Brasileira de Tênis. Também apóiam a primeira etapa a Federação Paulista de Tênis, o Tennis Country Club e os hotéis Oásis Tower e Oásis Plaza.