Lançada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico de tenistas brasileiros, promovendo a integração entre esporte e educação, a Copa Itaú de tênis escolar e universitário, que está sendo disputada, neste mês nas quadras da USP, em São Paulo, está dando oportunidade, através de inscrições gratuitas, para jovens que integram projetos sociais, de irem atrás dos sonhos. Nesta quinta-feira, Kaue de Mello Souza (São Rafael), 15 anos, atleta do Projeto Clube Escola, da ex-tenista Patrícia Medrado, venceu a sua primeira partida no forte campeonato, em busca do prêmio inédito de uma bolsa de estudos e treinamento na Academia Sanchez-Casal, na Espanha. Os jogos da categoria 18 anos da Copa Itaú, em São Paulo, prosseguem até domingo. Ainda há inscrições abertas para diferentes categorias e estados no www.trysports.com.br.
“Fiquei muito animado quando soube da Copa Itaú e principalmente do prêmio. Sei que é difícil, mas eu quero muito ser tenista profissional e jogar esse torneio, motiva muito. Sei que se me esforçar muito eu posso chegar lá,” disse Kaue, após a vitória apertada sobre o companheiro do Clube Escola, Lucas Ferigatto (Filadelfia), por 6/3 1/6 10/8.
Residente do bairro da Móoca, Kaue passou por um teste e há alguns meses integra o Centro de Excelência do projeto, no Pacaembú. Treina todos os dias e diferente de muitos participantes da Copa Itaú, usa o transporte público para estar na quadra diariamente, se orgulha de ser o único da família a praticar tênis e espera poder fazer a sua primeira viagem internacional com a Copa Itaú. “Tenho dois irmãos mas sou o único que joga tênis. Nenhum parente meu joga também. Mas eu gosto. Por enquanto já viajei para fora da cidade de São Paulo, para jogar um torneio, para fora do País, ainda não fui.”
Assim como Kaue um grupo de outros 80 tenistas, entre meninos e meninas, das categorias 12, 14, 18 anos e universitário, do Projeto Clube Escola e outros 40 do Projeto Bola Dentro estão indo atrás do sonho nas quadras da USP, acompanhados sempre de perto por um dos treinadores.
“É uma experiência única para eles, de jogar um campeonato deste nível e de competir com outros jogadores mais fortes,” explica Tiago Ventura, técnico do Clube Escola.
Para continuar na disputa da Copa Itaú, o pupilo de Tiago, Kaue Souza, terá que passar na sexta-feira, pelo cabeça-de-chave 6, Lucas Freitas (Itajahy Martins).
O cabeça-de-chave 1 e campeão do ano passado, Lucas Vaz (Fleming), de Campinas, não teve dificuldades para passar por Allan Santos (Dom Felipe), por duplo 6/0 e garantir vaga na segunda rodada do torneio, em que enfrentará Renan Costa (Rep. Panama), vencedor do confronto com Felipe Rodrigues (Wandyck Freitas), por 6/2 6/1. Nos outros jogos da rodada, Henrique Tresca (Santa Catarina) venceu Renato Ochoa (Maria Petronila) por 6/2 6/0; Lucas Dias (Objetivo) derrotou Victro Fialkovics (Mariano Oliveira) 6/0 6/0; Bruno Padilha (Cervantes) ganhou de Yago Lima (Solon), por 6/4 6/1.
A partir de sexta-feira entram em quadra as principais candidatas ao título da categoria feminino 18 anos, com as cabeças 1 e 2, respectivamente, Manoela Chiacchio (Sociedade Campineira) e Liz Bogarin (Lydia Kitz).
A Copa Itaú está reunindo tenistas e estudantes de instituições de ensino público e particular nas categorias 12, 14, 18 anos e universitário, masculino e feminino, com jogos de simples e duplas, em São Paulo, no Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Enquanto competem pelo título dos 18 anos, em São Paulo, os Paranaenses jogam a categoria 14 anos.
Muito comum em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia a dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo o de ressaltar a importância de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Entre os ídolos do tênis que aprovam a ideia e trazem no currículo a experiência de quem já foi aluno-atleta estão John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe entre muitos outros.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário se propõe a realizar seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
Prevenção de Lesões – Em todas as etapas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010, tenistas, pais, técnicos, profissionais da área de saúde e demais interessados terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo Dr. Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia) e Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, além de ter sido eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010.
Clínica de Tênis – Cada seletiva da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 terá clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área.
Para se inscrever na Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 basta acessar o site da Try Sports – www.trysports.com.br , fazer o download da ficha de inscrição e seguir as orientações especificadas na página. O regulamento da competição também está disponível no site www.trysports.com.br.
Para mais informações, ligue para (11) 5093-9312.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010, que começou no dia 25 de março no Paraná e termina no dia 30 de maio, no Rio de Janeiro, é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.