A abertura da chave principal do 12º Tennis Classic Vivo Nokia Rio Quente Resorts, nesta segunda-feira, nas quadras rápidas do Resort goiano, promete emoção. Especialmente na partida que reúne o cabeça-de-chave 1 do torneio e uma das promessas da nova geração do tênis brasileiro, o gaúcho Marcelo Demoliner, de 21 anos. Ele enfrenta seu amigo de infância e parceiro de treinamento, Fabrício Neis, de 19 anos. Apesar do tratamento cordial fora das quadras, na hora do jogo, a história é outra.
“Amigos, amigos, negócios à parte”, avisa Demoliner. “Vou respeitá-lo, claro, mas estou muito bem treinado e entrarei com todo gás. Nossas vantagens serão saber explorar o ponto fraco do outro”, acrescenta Demoliner. Neis concorda. “É uma situação delicada vibrar com o erro do amigo e parceiro de treino, mas espero que seja uma boa partida para os dois, e que vença quem estiver melhor”, diz Neis. Em jogo neste Future está uma premiação total de US$ 15 mil. A programação começa às 10h.
Os dois jogadores que receberam o convite da CBT (Confederação Brasileira de Tênis) para disputar a chave principal são o goiano de 16 anos, Gabriel Barbosa, e o brasiliense Gabriel Pimental. Os dois se enfrentam nesta segunda-feira. Barbosa joga pela primeira vez a chave principal de um torneio profissional. Pimentel já venceu dois pré qualifyings e se diz preparado para o torneio depois de um ano afastado devido a uma lesão no ombro. “O que mais quero é pontuar aqui para tentar entrar no ranking mundial”, diz Pimentel. Quem levar a melhor vai enfrentar o vencedor do confronto entre Demoliner e Neis.
Alexandre Bonatto, cabeça dois do torneio, enfrenta o paraguaio naturalizado italiano Daniel-Alejandro Lopez. Campeão de três Futures em 2009, Bonatto, que treina no Rio Grande do Sul, engrossa a lista de gaúchos nesta 12ª edição do Tennis Classic Vivo Nokia Rio Quente Resorts. Seu adversário vem de um vice-campeonato no Future de Brasília em abril.
Neste domingo foram conhecidos os jogadores que passaram o quali. A maioria dos cabeças-de-chave se classificou. Idio Escobar venceu Leandro Ribeiro por 7/6 (5), 0/6 e 6/3. Sérgio Galdos, do Peru, bateu Victor Morales, do Chile, por 6/3 e 6/4. Miguel Varela-Reyes, do México, venceu Ronaldo Carvalho por 6/2 e 6/4. Fabiano de Paula ganhou de Gabriel Pereira por duplo 6/1. Eduardo Dischinger venceu William Franco por 6/3 e 7/5. Juan Carlos Saez, do Chile, levou a melhor contra o chileno Nicolas Kauer por 6/2 e 6/3. Javier Munhoz, do Chile, bateu o peruano Francisco Carbajal por 6/3 e 6/1.
O 12º Tennis Classic Vivo Nokia Rio Quente Resorts é uma realização da Try Sports, com apresentação da Stella Artois, patrocínio da Vivo e da Nokia, co-patrocínio do HSBC, Sabie – enxovais corporativos, Pomptur, Unimed Cerrado, Sorvetes Nestlé, Empreza/FGV, Formulários Piloto, Diversey, Macom – equipamentos para cozinhas profissionais, Medilar, Vulcano, La Fruit, Água Mineral Goyá, Gráfica Ipanema, Elvi Cozinhas Profissionais e apoio de BandSports, Revista Tennis View, Try Floor Pisos Esportivos, Rio Quente Resorts, Hot Park, A Praia, Valetur, Dunlop, CBT, ITF e ATP.