São José dos Campos (SP) – Foram definidos na manhã desta sexta-feira os primeiros semifinalistas da sexta etapa do circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Os principais favoritos das chaves de 12 e 14 anos venceram nas quartas-de-final e brigarão amanhã por vagas na final da competição, que acontece nas quadras de saibro do Clube de Campo Santa Rita.
Cabeça-de-chave número 1 dos 14 anos, o carioca Bernardo Lipzschitz conquistou uma vitória tranqüila sobre o catarinense Rodrigo Schaeffer por 6/4 e 6/0 e assegurou lugar na semifinal. Dono de dois títulos do circuito Unimed na temporada, em Vitória (ES) e São Paulo (SP), e vice em Itajaí (SC), o tenista espera repetir o bom desempenho neste sábado.
– Nunca tinha jogado contra o Rodrigo, então no início da partida procurei estudar o jogo dele para ver o que deveria fazer. No segundo set consegui me impor e acabei vencendo – disse Bernardo, número 4 do ranking nacional, que agora enfrenta o paulista Bruno Porto. – Já joguei com o Bruno duas vezes neste ano e sempre foram partidas duras. Tenho certeza de que não vai ser diferente aqui.
A outra vaga na final será decidida entre Acyr Figueiredo, do Maranhão, e o paulista André Vidaller. Figueiredo conquistou uma vitória difícil nesta sexta sobre o paulista Pedro Scocuglia, jogador vindo do qualifying, por 4/6, 6/4 e 6/2.
No feminino, nenhuma surpresa: primeira pré-classificada do torneio, a paulista Flávia Borges enfrenta a tenista da casa Maria Sant’Anna, terceira favorita em São José dos Campos. Na outra semifinal, duelo paulista entre Thais Xavier e Mariana Sonnervig, quarta e segunda cabeças-de-chave, respectivamente.
Na disputa na categoria 12 anos masculino a surpresa foi a derrota do joseense Bruno Sant’Anna, um dos principais tenistas na competição. Cabeça-de-chave 4, ele foi superado pelo paulista Pedro Oliveira por 1/6 6/1 e 6/3. Oliveira enfrenta agora o paulista Matheus Costa, número 1 da chave em São José, que venceu Otávio Teixeira. O dono da casa Thiago Pinheiro, terceiro favorito do torneio, e o carioca Victor Galvão se enfrentam em busca da outra vaga na final.
Terceira cabeça-de-chave dos 12 anos, a carioca Luiza Ortiz derrotou a conterrânea Sabrina Reis por duplo 6/1 e agora enfrenta Rafaela Miller em busca do lugar na decisão. Nathali Kurata, de São Paulo, superou Laura Andrade (SP) por 6/1 e 6/1 e enfrentará agora a carioca Karen Ching, cabeça 1 da competição.
As semifinais da sexta etapa do circuito Unimed acontecem neste sábado a partir das 10h. O circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e o apoio de Head/ Penn ˆ Brasil, Revista Tennis View, Clube de Campo Santa Rita, SCA – ambientes planejados, Hotéis Novotel e Íbis, CBT e Federação Paulista de Tênis. Penn é a marca da bola oficial do circuito.