A chave principal da Tetra Pak Tennis Cup foi definida neste sábado, na Sociedade Hípica de Campinas. O campineiro Ricardo Mello, cabeça-de-chave 3 do torneio, enfrenta o português Pedro Sousa, de 23 anos. Já Rogério Dutra Silva, cabeça 2, enfrenta um dos quatro jogadores que serão definidos na final do qualifying, que será realizada neste domingo. A chave principal começa nesta segunda-feira e termina no próximo domingo, dia 25. Mello e Silva são os destaques do Brasil na competição, que reúne ainda jogadores da Argentina, Uruguai, Alemanha, Suécia, Portugal e Mônaco. O torneio soma pontos no ranking da ATP e distribui U$ 50 mil em prêmios.
Além de Mello, mais dois jogadores de Campinas estão confirmados na chave principal. São eles Francisco Zambon e Stefano Soares, que foram contemplados com o convite. Soares, que pela primeira vez disputa um torneio profissional, enfrenta o alemão Denis Gremelmayr na primeira rodada. Já Zambon pega Rafael Camilo. João Sorgi, de 17 anos e hoje 16º do mundo juvenil, também contemplado com convite, estreia contra um tenista que sairá do quali.
Camilo e Tiago Fernandes, que ganhou o Australian Open Juvenil, são os destaques da nova geração. Fernandes, que treina na academia de Larri Passos, enfrentará Caio Zampieri na primeira rodada da chave principal.
Novas ações de sustentabilidade
A Tetra Pak Tennis Cup é um dos primeiros eventos que alia esporte com sustentabilidade de forma duradoura. As ações são variadas e envolvem jogadores e público em geral. Na Sociedade Hípica, os tenistas estão sendo incentivados a entregar os tubos, de plástico ou metal, das embalagens de bolinhas de tênis, para reciclagem, prática cada vez mais comum no Brasil. As bolinhas usadas no torneio serão doadas para o projetos sociais da cidade. As iniciativas sustentáveis da Tetra Pak Tennis Cup também incluem a distribuição de caixinhas de água Ouro Fino aos tenistas, no lugar dos copinhos ou garrafas de plástico, uma inovação mundial. Além de ser produzida com matéria-prima renovável e certificada com o selo FSC (Forest Stewardship Council), a embalagem cartonada é 100% reciclável.
O evento também conta com coleta e reciclagem de todos os resíduos que gerará até o próximo domingo, dia 25 de setembro, quando será disputada a final. A lista de ações sustentáveis do torneio continua com a reciclagem de parte das lonas usadas nas quadras e nos banners, que serão doadas para uma ONG, que as transformará em bolsas. Toda a papelaria da Tetra Pak Tennis Cup é de papel e caneta reciclados.
A Tetra Pak Tennis Cup é uma realização do Instituto Sports, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte, com o patrocínio da Tetra Pak, co-patrocínio de Itaú, Stella Artois, Amil, Comgás, Braskem, Asics e Teleperformance, o apoio de Safran Morpho, Sociedade Hípica de Campinas, Secretaria de Esporte e Lazer de Campinas, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro,Tennis View, BandSports e ATP Challenger Tour e a parceria da Federação Paulista de Tênis e da Try Sports.
TETRA PAK TENNIS CUP
ATP Challenger Tour – US$ 50 mil
De 17 a 25 de setembro de 2011
Sociedade Hípica de Campinas
[Rua Buriti s/n – Estrada dos Sousas – Jardim das Paineiras – Campinas/ SP]
Entrada Gratuita