Favorito ao título do Santos Brasil Tennis Open, o brasileiro Ricardo Mello venceu nesta sexta-feira o duelo mais equilibrado da competição integrante do ATP Challenger Series, na quadra central lotada do Tênis Clube de Santos. Mello derrotou o argentino Leonardo Mayer, de virada, por 4/6 6/3 6/4 e enfrenta neste sábado, com entrada gratuita (R. Minas Gerais 37), o vencedor do confronto entre o também brasileiro João Souza e o argentino Sebastian Decoud.
Mello, atual 89º colocado no ranking mundial, já foi o 50º e derrotou Mayer, 160º atualmente e que chegou ao 51º posto no ano passado. Depois de perder o primeiro set, Mello chegou a estar com uma quebra atrás no segundo e conseguiu virar a partida.
“Cheguei a estar em situação bem difícil no jogo, perdendo o primeiro set e um break abaixo no segundo, mas depois que consegui quebrar de volta no 3×2, senti que cresci no jogo e ele deu uma caída de rendimento. Entrei firme no terceiro set para já sair com dois a zero e aí dominar a partida,” comentou Mello, que em uma semana de muito calor e umidade na baixada santista, creditou também parte da vitória ao físico. “O físico aqui faz a diferença. Quem não estiver com bom preparo, não tem condições de jogar bem.”
Foi justamente o físico que fez o argentino Mayer pedir atendimento médico em quadra, ao final do segundo set. “Fiquei muito cansado durante a partida e estava até sentindo enjôo de tanto calor,” explicou Mayer.
Segundo o médico do torneio, Reinaldo Martins, Mayer teve um princípio de desidratação e a sensação térmica na quadra chegou a 41ºC.
Primeiro tenista a garantir vaga na semifinal do Santos Brasil Tennis Open, Mello aguarda agora o vencedor da partida entre João Souza, o Feijão e Sebastian Decoud, que se enfrentam na tarde desta sexta. “Se eu tivesse que apostar em alguém, apostaria no Feijão. Pra mim ele tem boas chances ganhar. Eu mesmo nunca perdi para ele, mas ele vem crescendo e evoluindo muito. Já joguei também com o Decoud e ganhei, mas nesta fase do torneio e no nível que está, não tem moleza.”
A outra semifinal sairá dos confrontos entre: o argenitno Diego Junqueira e o esloveno Aljaz Bedene e o japonês Yuichi Sugita e outro argentino, Juan Pablo Brzezicki. As semifinais estão marcadas para começar neste sábado às 10h.