Presença confirmada entre os jogadores do torneio amador da etapa de encerramento do Itaú Master Tour 2013, o artista plástico, desenhista e cartunista, Daniel Azulay, relata sua paixão pelo tênis no Club Med Rio das Pedras, em Angra dos Reis (RJ).
Criador da Turma do Lambe-Lambe, programa famoso nos anos 80, Azulay joga tênis desde criança. “Quando eu tinha sete anos, batia paredão na minha casa, na rua mesmo, porque passavam poucos carros na época (entre 1956 e 1957). O tênis sempre foi meu esporte favorito. Cheguei até a primeira classe e já estive entre os 10 melhores do Rio. Eu até pensei em ser jogar profissional, mas minha cabeça funcionava melhor para o desenho”, comentou o carioca de 66 anos.
Azulay disputa os torneios amadores do Itaú Masters Tour desde 2005 e é um grande fã do circuito de seniores.”Adoro assistir o Masters Tour. O nível dos tenistas é muito alto. Isso mostra como você pode jogar bem tênis em todas as idades. Jogar o PRO-AM ( torneio com profissionais e amadores) ao lado de meus grandes ídolos é uma experiência emocionante e inesquecível”.
Atualmente, o carioca escreve um livro bem humorado sobre tênis com o intuito de ajudar a identificar as características dos adversários pela sua fisionomia. “Esse guia é para ajudar os jogadores comuns, porque quem é amador também precisa jogar para ganhar.”
O tênis também faz parte dos desenhos de Azulay. “Fiquei quase dois anos desenhando todos os fundamentos do tênis. Acho que dá para entender a mecânica dos golpes de uma forma diferente. Meu sonho é um dia criar uma apostila com o passo a passo para ajudar os técnicos com estratégias de jogo”, explicou.
Desde outubro deste ano, o artista está repetindo o sucesso que teve na televisão nos anos 80 com o público infantil, dando aulas de desenho para crianças pela internet, no diboo. “Resolvi usar a internet para esse trabalho para poder ter um alcance maior. Já estamos com oito mil acessos”, comentou Daniel.
Azulay também possui um projeto social, o Crescer com Arte, voltado para crianças e adolescentes que recebem atividades criativas unindo arte, educação e desenho, “Trabalhamos bastante com palestras motivacionais. Às vezes a criança cresce achando que não pode fazer determinada coisa, que não é capaz. Trabalhamos para melhorar a auto-estima das crianças”, finalizou.
O EVENTO – O Masters Tour foi lançado em 2003, apenas com disputas masculinas, ganhando uma chave feminina em 2011, quando passou a ser patrocinado pelo Itaú. A competição é disputada entre duplas formadas por campeões brasileiros, finalistas de Torneio ATP e representantes do País em Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa Davis e Fed Cup. A temporada 2013 teve início em Curitiba (PR), passando por Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e São Paulo (SP), antes de chegar ao Club Med Rio das Pedras.
OS MELHORES DO EVENTO – A etapa de Angra dos Reis define os melhores tenistas da temporada, no circuito. O título já foi conquistado por Fábio Silberberg (2003 e 2004), Júlio Góes (2005), Danilo Marcelino (2006), Nelson Aerts (2007), João Soares (2008), Marcelo Saliola (2009 e 2010), Márcio Carlsson (2011), Givaldo Barbosa (2012), Andréa Vieira (2011) e Ana Paula Zannoni (2012). Sete jogadores têm chance de vencer o título de campeão do circuito. Na lista masculina o líder do ranking é Júlio Silva, com 25 pontos, logo atrás estão Ricardo Mello (24 pontos), Pablo Albano (23) e Roberto Jábali (18). No feminino, Ana Paula Zannoni lidera com 37 pontos, seguida por Sumara Passos (31 pontos) e Luciana Tella (26). Os jogos começaram nesta quinta-feira (14/11) e terminam neste sábado (16/11).
MÍDIAS SOCIAIS – O Itaú Masters Tour está presente no Twitter (@trysportsbrasil), Facebook (/trysportsbrasil) e Instagram (trysports). A hashtag oficial do evento é #ItaúMastersTour
A 11ª edição do Itaú Masters Tour é patrocinada pelo Itaú, com a organização da Try Sports. A etapa de Angra dos Reis é co-patrocinada por Petrobras – Governo Federal, Brasil – País Rico é País sem Pobreza, Braskem, PSA Peugeot Citroën – o carro oficial -, Amil, Azul – a transportadora oficial -, MDS e Faberg Tennis Tour, com o apoio de Época, Época Negócios, Trousseau e Babolat – bola oficial.
Notícias relacionadas