Andrea Vieira, a Dadá, e a gaúcha Sabrina Giusto foram as campeãs da etapa decisiva do Itaú Masters Tour. Elas derrotaram, nesta segunda-feira, a dupla Luciana Tella/Andrea Meister por 6/4 e 6/1, em quadra sintética e coberta por causa da chuva fina que caiu praticamente o dia todo no Club Med Rio das Pedras, em Angra dos Reis. Com a vitória, Dadá, que chegou ao torneio ocupando a vice-liderança do ranking da temporada, somou 37 pontos e passou Tella, que terminou o circuito com 33 pontos. Com o resultado, Dadá conquista também a taça de melhor jogadora do circuito, o principal da América do Sul de tenistas com idade acima de 33 anos. Este foi o primeiro ano que o torneio contou com a participação feminina.
“Joguei as quatro etapas. Foi fantástico!”, disse Dadá, que agradeceu e a organização pela iniciativa de incluir as mulheres. Segundo ela, o melhor do circuito, além da competição em si, é resgatar o clima que elas viveram durante toda a carreira como profissionais. “Aqui a gente reencontra os amigos e disputa jogos com pessoas da mesma faixa etária. É muito bom!”, completou. Esse sentimento também é compartilhado pelas outras jogadoras. “É maravilhoso poder estar aqui revivendo todo esse clima do tênis e com quem convivemos a vida toda. Resgatamos até a vontade de jogar para ganhar mesmo. Não é brincadeira”, ressaltou Tella, que chegou como favorita, mas acabou terminando em segundo lugar na temporada.
Andrea Meister, que já está com 51 anos, nem chegou a conviver com a geração de tenistas dos tempos de Dadá, Tella, Sabrina, Gisele Miró, Gisele Faria e a mais nova da turma, Vanessa Menga. “Conhecia apenas de nome essas gurias. Fui apresentada a elas na primeira etapa do circuito. De lá para cá, eu que dou aula de tênis para crianças, contratei um professor e voltei a treinar. Ele me disse que em março de 2012 estou pronta para disputar de igual para igual com elas”, contou Andrea, que já confirmou sua participação no circuito em 2012.
A decisão masculina do torneio é entre Marcio Carlsson/ Roberto Jábali e Francisco Costa/Júlio Góes.