São Paulo (SP) – Tenistas de quatro estados conquistaram o prêmio de campeões da nona edição da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup, com direito a uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal, além de ajuda de custo no valor de R$ 1.500. Para chegar ao prêmio, os juvenis participaram com destaque de etapas classificatórias em Santos (SP), Campinas (SP), Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) e do Master, encerrado neste sábado, dia 25 de outubro, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo.
Com exceção das categorias 14 e 16 anos masculino, em todas as outras os campeões do Master também faturaram o prêmio de “Melhor da Temporada” e a viagem à Espanha. Nos 12 anos, os campeões do circuito foram o baiano Silas Cerqueira e a paulista Mariana Humberg; nos 14 feminino, a paranaense Mariana Buffara; nos 16, o prêmio ficou com a paulista Nayara Moraes; e nos 18, os felizardos foram o carioca Carlos Severino e a paranaense Giovanna Portiolli.
“Viajar para a Espanha vai ser importante porque além de fazer um treinamento intensivo fora do Brasil eu também vou ter a oportunidade de ver o nível de jogo de atletas de outros países. No meio do ano estive no Canadá e pude sentir um pouco isso. Lá os garotos não tem muita variação de jogo, mas batem muito forte na bola”, disse Silas.
Mariana Buffara, que já foi contemplada com o prêmio em 2006, também ressaltou a importância da oportunidade e contou um pouco sobre sua experiência na Sanchez-Casal. “Aprendi muita coisa em uma semana. Treinei com cinco técnicos diferentes. Cada um de um país. E por isso tinham métodos diferentes de ensino. Treinei com atletas mais velhos, que já estavam tentando o profissional. Também aprendi muito de físico porque também tinham preparadores de países diferentes. Além disso, meu pai estava junto, participou de várias palestras e me deu muitos toques. Deu para aproveitar muito”.
O campeão do circuito na categoria 14 anos masculino foi o paulista Hugo Dojas, mesmo após perder a final do Master para o conterrâneo Vitor Pinheiro, por 7/5 7/6(0). Nos 16 anos masculino o prêmio de “Melhor da Temporada” foi para o paulista Henrique Tsukamoto e o título do Master ficou com seu adversário, o carioca Vitor Galvão, vencedor do duelo por 6/2 6/4.
Sobre o Circuito – Lançada em 2000, a Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup é tradicional por revelar talentos do esporte nacional, como já foi o caso de Marcelo Melo, Thomaz Bellucci, Tiago Alves e os irmãos José e Teliana Pereira. A competição conta pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos – masculino e feminino.
O circuito Credicard Citi MasterCard Juniors Cup 2008 foi uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard, além do apoio da academia Sanchez-Casal, da Unimed Seguros, da Confederação Brasileira de Tênis e da Revista Tennis View. Também apoiaram o Master o Ibis São Paulo Morumbi, a Sociedade Harmonia de Tênis e a Federação Paulista de Tênis.
RESULTADOS DESTE SÁBADO [25/ OUT/ 2008]
FINAL DO MASTER
12 anos
Silas Cerqueira (BA) d. Osni Santos Jr (SP) 6/4 4/6 6/1
Mariana Humberg (SP) d. Leticia Vidal (SP) 6/0 6/1
14 anos
Vitor Pinheiro (SP) d. Hugo Dojas (SP) 7/5 7/6(0)
Mariana Buffara (PR) d. Bruna Magalhães (RJ) 6/3 6/2
16 anos
Vitor Galvão (RJ) d. Henrique Tsukamoto (SP) 6/2 6/4
Nayara Moraes (SP) d. Priscila Garcia (PR) 6/2 4/6 7/5
18 anos
Carlos Severino (RJ) d. Leandro Ribeiro (MG) 7/5 6/3
Giovanna Portiolli (PR) d. Marina Lebrão (SP) 6/4 7/5
CAMPEÕES DO CIRCUITO
*Atletas que conquistaram o maior número de pontos no ranking do circuito, após as cinco etapas classificatórias e o Master.
12 anos – Mariana Humberg (SP) e Silas Cerqueira (BA)
14 anos – Mariana Buffara (PR) e Hugo Dojas (SP)
16 anos – Nayara Moraes (SP) e Henrique Tsukamoto (SP)
18 anos – Giovanna Portiolli (PR) e Carlos Severino (RJ)